A Amazon Brasil intensificou seu plano de expansão logística em 2025, adicionando mais de 100 novos centros logísticos à sua rede nacional. Com essa ampliação, a empresa ultrapassa a marca de 250 unidades distribuídas por todos os estados brasileiros, o que tem permitido reduzir prazos de entrega e eliminar taxas em programas logísticos voltados a vendedores parceiros.
De acordo com a companhia, a média de inauguração foi de dois centros por semana, reforçando a capacidade de armazenamento, distribuição e atendimento em 100% dos municípios do país. O investimento acompanha a estratégia global de crescimento da empresa, que vê o Brasil como uma das prioridades em 2025.

“A Amazon foi construída com base na inovação e na excelência operacional, sempre buscando proporcionar melhores experiências aos clientes, impactando positivamente as pessoas ao longo do dia, além de nossos múltiplos segmentos. Somos também uma empresa que nunca deixou de investir no futuro e de se concentrar no longo prazo. Nosso DNA nos permitiu ser uma empresa de alto crescimento ao longo dos anos, muito atenta às nuances locais e preparada para continuar em ritmo acelerado”, explica Juliana Sztrajman, presidente da Amazon Brasil.
Investimentos e inovação tecnológica
Após investir R$ 13,6 bilhões em 2024, a Amazon reforçou a ampliação de sua operação brasileira em 2025. A companhia também reduziu taxas de programas de logística, tornando o Fulfillment by Amazon (FBA) gratuito até dezembro, além de diminuir custos em iniciativas como Delivery by Amazon (DBA) e FBA Onsite. O objetivo é otimizar despesas operacionais e apoiar o crescimento de vendedores parceiros em todo o país e no exterior.
O uso de inteligência artificial (IA) e automação, desenvolvido por equipes locais, acelerou o processo de expansão. Essa estratégia permitiu que a rede logística da Amazon no Brasil crescesse de 1 para mais de 250 centros em seis anos, reduzindo o tempo de implementação de cada unidade em 77%. O número de produtos disponíveis aumentou de 1 milhão para 180 milhões, sendo 30 milhões adicionados apenas em 2025, incluindo itens internacionais a preços mais competitivos.
“O Brasil é uma prioridade estratégica para a Amazon globalmente e, hoje, temos milhares de pessoas e tecnologia trabalhando juntas em todo o país, proporcionando o crescimento da empresa. Os investimentos da Amazon no Brasil são extremamente estratégicos, reforçando nossa visão de longo prazo para o país. Com nossa rede logística e tecnologia distribuídas por todas as regiões, estamos acelerando os prazos de entrega, melhorando a experiência dos nossos clientes”, destaca Juliana.
Atualmente, a rede logística da Amazon apoia mais de 100 mil vendedores parceiros, permitindo que empreendedores alcancem consumidores fora de suas regiões de origem. Cerca de 78% das vendas do marketplace ocorrem em estados diferentes daqueles onde os vendedores estão sediados, evidenciando o impacto da digitalização na descentralização do comércio eletrônico brasileiro.
“Além de acelerar entregas para consumidores em 100% dos municípios brasileiros, estamos comprometidos com um crescimento inclusivo que cria oportunidades para milhares de empreendedores e fortalece negócios locais em todo o cenário de e-commerce do Brasil. Hoje, graças a todos os nossos parceiros logísticos e vendedores combinados com os 36.000 funcionários diretos e indiretos da Amazon, podemos oferecer entregas rápidas para mais de 180 milhões de produtos e uma ampla gama de outros benefícios aos nossos clientes de todo o país”, acrescenta Juliana.
Contratações temporárias e Black Friday
A expansão logística acompanha uma contratação recorde para o último trimestre de 2025. A Amazon anunciou 13 mil vagas temporárias, o dobro do registrado em 2024, para reforçar as operações durante o período da Black Friday, considerado o maior da história da empresa no Brasil. As contratações complementam o quadro de 36 mil funcionários diretos e indiretos e refletem o ritmo acelerado de crescimento da companhia no país.
A meta é garantir entregas mais rápidas e eficientes em todos os estados brasileiros. Com mais de 250 polos logísticos estrategicamente posicionados, a Amazon afirma estar preparada para realizar o maior volume de entregas no menor tempo já registrado no país, com itens chegando no mesmo dia ou no dia seguinte.
Esses resultados são fruto de investimentos acumulados que ultrapassam R$ 55 bilhões na última década, aplicados em logística, tecnologia, serviços de nuvem, geração de empregos e capacitação profissional.
As vagas temporárias abrangem funções como controle de estoque, separação de mercadorias, conferência de encomendas, manutenção de equipamentos e emissão fiscal. Para se candidatar, é necessário ter ensino fundamental completo, e não há exigência de experiência prévia. Segundo a empresa, há possibilidade de efetivação e desenvolvimento de carreira.
“Uma das muitas oportunidades para iniciar carreira na Amazon são as vagas em nossas operações por todos os estados do Brasil, abertas durante todos os meses do ano. Nossas operações funcionam como porta de entrada para milhares de profissionais, que recebem capacitação em tecnologias avançadas, gerando oportunidades reais de contratação efetiva e crescimento profissional”, explica Fabiano Arroyo, líder de RH para as operações da Amazon Brasil.
Inteligência artificial e eficiência operacional
Com mais de 25 anos de experiência no uso de inteligência artificial, a Amazon aplica a tecnologia em toda a jornada do cliente — desde recomendações personalizadas e análise de avaliações até previsão de demanda e planejamento logístico. Atualmente, cerca de 75% dos pedidos entregues globalmente passam por processos otimizados por IA.
“Nosso modelo operacional, potencializado por tecnologias avançadas de IA, nos permite oferecer tanto aos nossos funcionários quanto aos nossos consumidores brasileiros uma experiência de compra e trabalho superiores, com entregas cada vez mais rápidas e confiáveis em 100% dos municípios brasileiros”, afirma Fabiano. “Nossos investimentos em infraestrutura e capital humano demonstram como o avanço tecnológico e a criação de empregos são forças complementares do crescimento econômico e de carreiras, criando valor sustentável para funcionários, clientes e comunidades em todo o Brasil.”








