O Governo Federal publicou o edital para a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco, com investimento previsto de R$ 200 milhões. O anúncio foi feito em Brasília pelos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, dos Transportes, Renan Filho, e das Comunicações, Frederico Siqueira. A cerimônia contou ainda com a participação virtual da governadora Raquel Lyra, do prefeito do Recife, João Campos, e dos senadores Humberto Costa, Teresa Leitão e Fernando Dueire.
O novo edital contempla um trecho de 73 quilômetros entre Custódia e Arcoverde, identificado como Lote SPS 04, que integra o traçado estratégico ligando Salgueiro ao Porto de Suape. A ferrovia também passará pelos municípios de Sertânia e Buíque, reforçando o papel logístico do ramal pernambucano na conexão com o litoral.

Incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a retomada da Transnordestina é considerada uma prioridade para o Governo Federal. “Nós, pernambucanos, somos muito gratos ao ministro Renan Filho e ao presidente Lula, por desde o primeiro momento, ter colocado a obra da Transnordestina como uma prioridade das políticas públicas implementadas pelo Governo Federal por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, afirmou Silvio Costa Filho.
Segundo o ministro, a conclusão da ferrovia permitirá ampliar a capacidade de movimentação de contêineres e fortalecer as operações do Porto de Suape, com reflexos diretos na cadeia produtiva do estado. “Vai fortalecer a fruticultura do São Francisco, o gesso do Araripe, vamos desenvolver muito a piscicultura do setor do Sertão do Itaparica e vamos avançar no desenvolvimento de Salgueiro no Sertão Central”, destacou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizou que o projeto marca “um ponto de inflexão na história do desenvolvimento do Nordeste”. Segundo ele, a decisão do Governo Federal de reincluir Pernambuco no traçado da ferrovia representa uma estratégia de desenvolvimento regional baseada em investimento público.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a expectativa é que as obras do Lote SPS 04 gerem cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos, com um prazo contratual de 57 meses. Atualmente, 179 quilômetros da ferrovia já estão concluídos em Pernambuco, o que equivale a 38% do total das obras no estado.
Renan Filho também anunciou que novos editais estão previstos para 2026. “SPS é a abreviação de Salgueiro e Porto de Suape. Hoje nós estamos publicando o SPS 4, e no primeiro semestre do ano que vem, nós vamos publicar o SPS 7 e depois o SPS 5”, explicou o ministro.
A Ferrovia Transnordestina é considerada o principal projeto estruturante do Governo Federal no Nordeste, com investimento total estimado em R$ 14,9 bilhões. Quando concluída, terá mais de 1.200 quilômetros de extensão, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com o ramal pernambucano se estendendo até o Porto de Suape, atravessando 53 municípios.
O objetivo central do projeto é reduzir custos logísticos, ampliar a capacidade de escoamento de cargas — especialmente grãos e minérios — e estimular o desenvolvimento econômico em toda a região Nordeste.









