Be8 e Mercedes-Benz realizam rota sustentável para avaliar descarbonização na frota até a COP 30

A Be8 e a Mercedes-Benz do Brasil iniciaram uma jornada de mais de 4.000 quilômetros pelo País com o objetivo de avaliar, de forma auditada, a descarbonização na frota de caminhões e ônibus movidos a biocombustível. A ação integra a Rota Sustentável COP 30, que parte de Passo Fundo (RS) e segue até Belém (PA), sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em 5 de novembro.

Durante o trajeto, quatro veículos Mercedes-Benz – dois caminhões Actros 2553 S 6×2 e dois ônibus O500RSDD – serão abastecidos com Diesel B15 e com o novo Be8 BeVant®, combustível com descarbonização auditada pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que também acompanhará todo o processo de medição.

Be8 e Mercedes-Benz realizam rota sustentável para avaliar descarbonização na frota até a COP 30

Segundo a Be8, maior produtora de biodiesel do Brasil, o propósito da iniciativa é apresentar, com transparência e rastreabilidade, a diferença nas emissões totais de gases de efeito estufa entre os combustíveis. “A Rota Sustentável COP30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional”, afirmou Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8. Ele destacou ainda que o projeto representa “a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira”, evidenciando o papel do País na transição energética com soluções reais e acessíveis.

Para a Mercedes-Benz, a ação é uma oportunidade de demonstrar, na prática, as vantagens ambientais dos motores BlueTec 6 com 100% de biocombustível em percursos longos. “Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais de 100% de biocombustível em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas do País, do Sul ao Norte”, disse Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

O acompanhamento técnico será feito de acordo com a metodologia internacional “do poço à roda” (Well-to-Wheel), que avalia todo o ciclo de vida do combustível – desde a produção até o consumo. “O trabalho segue a metodologia internacional ‘do poço à roda’ (Well-to-Wheel), que avalia todo o ciclo de vida do combustível — da produção ao consumo — e será auditado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, garantindo rigor científico aos resultados com validade internacional certificável”, explicou Camilo Adas, diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.

O Instituto Mauá de Tecnologia terá papel central na verificação das emissões e no controle metodológico. “A participação da Mauá como auditora técnica neste projeto é essencial para assegurar a credibilidade dos resultados obtidos em campo. Nosso papel é garantir que todas as medições e comparações entre o combustível Be8 BeVant e o diesel comum sejam conduzidas com rigor científico e total transparência”, afirmou Renato Romio, chefe da Divisão de Veículos e Motores do Instituto Mauá. Ele destacou ainda o histórico da instituição em pesquisa e ensaios de combustíveis, reforçando sua vocação para contribuir com a inovação e a eficiência energética no setor de transportes.

A rota percorrerá nove estados e o Distrito Federal, com paradas em 11 cidades, encerrando-se em Santo Antônio do Tauá (PA), onde fica uma das unidades da Be8. Para Battistella, o projeto também tem valor simbólico: “Mais do que uma demonstração técnica, a Rota Sustentável COP 30 é um marco simbólico. Ela mostra que cada quilômetro percorrido com biocombustível nacional é um passo a menos rumo à dependência do diesel fóssil — e um passo enorme em direção ao protagonismo brasileiro na transição energética global.”

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