Em uma parceria inédita, os Correios e a AstraZeneca lançam neste mês a segunda edição da campanha “Com Apoio, a Vida Segue”, voltada à conscientização sobre o câncer de mama. Pela primeira vez, alguns carteiros trocarão o tradicional uniforme azul e amarelo pelo rosa, símbolo da luta contra a doença. A ação contará com atividades em estações da CPTM, em São Paulo, e a participação da atriz Regina Casé, que dará voz à iniciativa em um filme inspiracional e ajudará a ampliar seu alcance nas redes sociais.
Mais do que promover o diagnóstico precoce, a campanha busca dar visibilidade às diferentes fases da jornada da mulher com câncer de mama, reforçando a importância da rede de apoio e do acesso à informação. A ação destaca que o câncer de mama não é uma única doença, mas sim um conjunto de subtipos que exigem abordagens terapêuticas específicas.

Sob o nome Cartas de Apoio, a campanha resgata histórias reais contadas por pacientes, familiares e profissionais de saúde, transformando-as em cartas que simbolizam empatia e acolhimento. Essas mensagens serão distribuídas por carteiros com uniformes rosas e pela mascote dos Correios, Carteirita, em uma estação da CPTM. A atriz Regina Casé protagoniza o filme principal da campanha, em que conversa com pacientes sobre suas histórias e cartas. O conteúdo será divulgado nas redes sociais da AstraZeneca e no site oficial da campanha, reforçando a conexão entre emoção, informação e conscientização.
De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha em 2024, a pedido da AstraZeneca, 80% das pacientes com câncer de mama afirmam sentir falta de algum tipo de apoio durante o tratamento. Além disso, 56% das mulheres não conhecem o subtipo do próprio câncer, o que limita o diálogo sobre opções de tratamento. Para Marília Gusmão, diretora executiva de Relações Corporativas da AstraZeneca, “ninguém deveria enfrentar o câncer de mama sozinha. A rede de apoio dá coragem para seguir em frente e cada gesto de acolhimento pode transformar a jornada de uma paciente. Também acredito que a informação salva vidas. O conhecimento traz clareza, o apoio fortalece e a legislação assegura que a paciente tenha acesso ao encaminhamento adequado”.
Além das ações em São Paulo, a campanha contará com um carro rosa dos Correios circulando pela cidade no início do mês. As cartas também serão distribuídas em outras capitais, como Goiânia, Porto Alegre e Salvador, em parceria com organizações de apoio a pacientes. “Para os Correios, é muito significativo unir nosso trabalho diário de conectar pessoas a uma causa tão relevante como o Outubro Rosa. As cartas são um espaço único para traduzir sentimentos e oferecer acolhimento”, afirmou Juliana Picoli Agatte, diretora de Governança e Estratégia dos Correios.
A edição de 2025 da campanha foi idealizada pela Edelman Brasil, com o objetivo de aproximar o tema do cotidiano dos brasileiros. “Por isso, pela primeira vez, os Correios mudam a combinação icônica do azul com amarelo do seu uniforme para dar espaço ao rosa. Assim, essa ação ganha ainda mais força porque também transforma o próprio meio em mensagem”, explicou Rafael Camilo, vice-presidente sênior de Inovação e Integração da Edelman.
O movimento conta com o apoio de instituições como o Instituto Oncoguia, Femama, Américas Amigas e Instituto Vencer o Câncer (IVOC). A campanha “Com Apoio, a Vida Segue” reforça que seguir em frente após o diagnóstico de câncer de mama exige mais do que tratamento: pede acolhimento, informação e empatia. A união entre ciência, sensibilidade e mobilização social mostra que cada gesto pode transformar uma jornada e inspirar novas formas de cuidado e solidariedade.









