A LATAM Cargo Group, em parceria com o SJK Airport, inaugurou uma rota cargueira inédita conectando diretamente Bruxelas (Bélgica) a São José dos Campos (Brasil). Operada com aeronaves Boeing 767-300F, a nova ligação tem capacidade inicial de até 50 toneladas semanais e amplia a conectividade logística entre a Europa e o Brasil, favorecendo setores como a indústria, o mercado de autopeças, bens de consumo e carga geral.
O voo está programado para ocorrer semanalmente às quintas-feiras, com possibilidade de expansão para duas frequências durante a temporada de inverno.

Inauguração da rota cargueira da LATAM Cargo
O primeiro pouso da operação foi celebrado em 2 de outubro, no SJK Airport, com uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e executivos do setor. Participaram do evento Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos, Jorge Carretero, gerente de Vendas da LATAM Cargo na Europa, e Carlos Junqueiro, diretor e sócio do SJK Airport.
“Esta nova rota reforça nosso compromisso em expandir a conectividade entre a Europa e a América do Sul. São José dos Campos é um polo estratégico e nos permite oferecer soluções cada vez mais competitivas e confiáveis para nossos clientes”, destacou Jorge Carretero, gerente de Vendas de Carga na Europa do LATAM Airlines Group.
Para o prefeito Anderson Farias, a chegada da operação representa um marco para a economia local: “A chegada desta nova rota cargueira para Bruxelas reforça o papel estratégico de São José dos Campos no cenário logístico internacional. Agradecemos à LATAM Cargo pela confiança e parceria, que trazem mais oportunidades para nossas empresas e fortalecem o desenvolvimento econômico da cidade e também da região”.
Já Eduardo Valle, membro do Conselho do Aeropart, holding da SJK Airport, ressaltou a ampliação da malha internacional: “A nova rota Europa–São José dos Campos, junto à já existente dos EUA, consolida uma robusta malha logística internacional bem no coração de São Paulo. O SJK Airport passa a receber cargas de todo o mundo, entregando aos clientes o que sempre ofereceu: agilidade, confiabilidade e segurança, que se traduz em mais produtividade e eficiência”.
Plano de expansão da LATAM Cargo
A iniciativa integra o plano de crescimento do LATAM Cargo Group, que prevê a abertura de 15 novas frequências semanais entre a Europa e a América do Sul, além do reforço da capacidade de carga no compartimento inferior de aeronaves de passageiros.
Além da conexão com Bruxelas, São José dos Campos já opera uma rota cargueira para Miami (EUA) desde 2023. Em apenas um ano, a operação triplicou sua frequência, passando para três voos semanais e movimentando mais de 150 toneladas por semana.









