A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, e a Tereos, uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e energia do Brasil, realizaram em setembro a primeira operação ferroviária de transporte de açúcar com compensação de carbono do país. A movimentação ocorreu entre o Terminal Integrador Guará (SP) e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista.
Segundo Danny Marchesi, gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI, a iniciativa amplia os ganhos ambientais do transporte ferroviário, que já apresenta vantagens em relação ao rodoviário: “o modal ferroviário emite um sexto do carbono por tonelada transportada se comparado ao modal rodoviário. A VLI acredita na cocriação de soluções com clientes para alavancar resultados operacionais, bem como a geração de legado à sociedade e ao planeta”.

Para Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, a ação reforça o compromisso do setor sucroenergético com práticas mais verdes: “Na Tereos, somos comprometidos com a sustentabilidade e com a descarbonização em todos os elos de nossa cadeia. Essa operação é um importante marco para o setor e reforça nosso compromisso com soluções logísticas inovadoras e sustentáveis, que aliam eficiência operacional à responsabilidade ambiental”.
Projeto SemC e créditos de carbono
A VLI entrou no mercado de créditos de carbono em 2023 com o SemC (Sem Carbono), programa criado dentro de iniciativas de intraempreendedorismo da companhia. A proposta é permitir que as empresas realizem a compensação de suas emissões com base em dados oficiais fornecidos pelas concessionárias ferroviárias.
De acordo com João Carlos Apolônio de Souza, gerente Comercial de Açúcar da VLI e um dos idealizadores do SemC, a expansão para o setor sucroenergético marca um passo importante: “Iniciamos as operações de compensação de carbono com o transporte de combustíveis e agora conseguimos escalar para outro segmento de grande importância para a VLI, por meio da operação piloto com a Tereos”.
Parceria entre VLI e Tereos
A cooperação entre as duas empresas não é recente. Em 2020, foram inaugurados dois armazéns de açúcar construídos no Tiplam e no Terminal Integrador de Guará, com investimentos de R$ 205 milhões e capacidade de 240 mil toneladas. O transporte da Tereos é realizado pelo Corredor Sudeste da VLI, conectando o Centro-Oeste ao Porto de Santos pela Ferrovia Centro-Atlântica.
Neste ano, a parceria alcançou um recorde operacional, com o embarque de 70 mil toneladas de açúcar VHP em um único navio, no Tiplam, com destino à China. Agora, com a operação pioneira de compensação de carbono, VLI e Tereos ampliam a agenda voltada para a logística sustentável e a descarbonização do transporte ferroviário no Brasil.









