A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira em pesquisas sobre biocombustível para veículos comerciais no Brasil, e a EcoRodovias deram início a testes práticos com o B100, biodiesel 100% renovável e de origem vegetal. O projeto está em execução no atendimento rodoviário da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo, e tem como objetivo avaliar a eficiência do combustível em condições reais de operação.
O estudo vai analisar o desempenho, o consumo, a confiabilidade e o impacto no ciclo de manutenção dos veículos, incluindo fatores como desgaste do motor e substituição de peças. A proposta é compreender o potencial do biocombustível B100 como alternativa viável e sustentável frente ao diesel fóssil tradicional.

Biocombustível B100 como alternativa sustentável
Produzido integralmente a partir de soja, o B100 pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 em comparação ao diesel convencional, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Abiove e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Essa vantagem reforça o papel estratégico do biodiesel como solução de descarbonização no transporte rodoviário.
Os testes terão duração de 12 meses e serão aplicados em quatro caminhões Volkswagen: um Meteor 29.530 (aplicação guincho), dois Delivery 11.180 (aplicação guincho) e um Constellation 17.190 (aplicação pipa).
“Na nossa trajetória como empresa de soluções em transporte sustentável, seguimos firmes no compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Por isso, a realização de testes com 100% biodiesel, em parceria com a EcoRodovias, visa validar o uso desse combustível como uma rota de descarbonização, aprimorando o desempenho, a eficiência e a confiabilidade operacional de nossos veículos. Dessa forma, contribuímos para o avanço do setor rodoviário em direção a práticas mais sustentáveis e alinhadas com metas climáticas”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Alinhamento com metas ESG
Os testes com o biocombustível B100 estão alinhados à Agenda ESG 2030 da EcoRodovias. As metas da concessionária preveem reduções de 25% nas emissões de gases de efeito estufa até 2026 e de 42% até 2030, tanto no Escopo 1 (emissões diretas das operações) quanto no Escopo 2 (emissões indiretas relacionadas à energia adquirida).
“Uma parte relevante das nossas emissões de Escopo 1 vem da frota movida a diesel, composta por guinchos, ambulâncias e caminhões de apoio. Temos avaliado ao longo dos anos diferentes combustíveis e tecnologias e entendemos que o biodiesel B100 tem potencial de oferecer ganhos ambientais expressivos, com custos de adaptação relativamente baixos”, explica Monica Jaén, diretora de Sustentabilidade do Grupo EcoRodovias.
Como será realizado o teste
O abastecimento será feito por um caminhão comboio da Petroservice, subcontratada da F8 Fuel, a partir de um tanque instalado na base de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU 2), em Araraquara (SP). O combustível é fornecido pela Brejeiro, produtora tradicional de biodiesel de soja.
Durante os 12 meses, os veículos contarão com adaptações específicas e acompanhamento técnico contínuo da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da EcoRodovias, que farão a análise de desempenho e possíveis ajustes necessários para a validação da aplicação do biocombustível B100 no transporte rodoviário.









