Volkswagen Caminhões e Ônibus e EcoRodovias iniciam testes com biocombustível B100 100% vegetal em São Paulo

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira em pesquisas sobre biocombustível para veículos comerciais no Brasil, e a EcoRodovias deram início a testes práticos com o B100, biodiesel 100% renovável e de origem vegetal. O projeto está em execução no atendimento rodoviário da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo, e tem como objetivo avaliar a eficiência do combustível em condições reais de operação.

O estudo vai analisar o desempenho, o consumo, a confiabilidade e o impacto no ciclo de manutenção dos veículos, incluindo fatores como desgaste do motor e substituição de peças. A proposta é compreender o potencial do biocombustível B100 como alternativa viável e sustentável frente ao diesel fóssil tradicional.

Volkswagen Caminhões e Ônibus e EcoRodovias iniciam testes com biocombustível B100 100% vegetal em São Paulo

Biocombustível B100 como alternativa sustentável

Produzido integralmente a partir de soja, o B100 pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 em comparação ao diesel convencional, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Abiove e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Essa vantagem reforça o papel estratégico do biodiesel como solução de descarbonização no transporte rodoviário.

Os testes terão duração de 12 meses e serão aplicados em quatro caminhões Volkswagen: um Meteor 29.530 (aplicação guincho), dois Delivery 11.180 (aplicação guincho) e um Constellation 17.190 (aplicação pipa).

“Na nossa trajetória como empresa de soluções em transporte sustentável, seguimos firmes no compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Por isso, a realização de testes com 100% biodiesel, em parceria com a EcoRodovias, visa validar o uso desse combustível como uma rota de descarbonização, aprimorando o desempenho, a eficiência e a confiabilidade operacional de nossos veículos. Dessa forma, contribuímos para o avanço do setor rodoviário em direção a práticas mais sustentáveis e alinhadas com metas climáticas”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Alinhamento com metas ESG

Os testes com o biocombustível B100 estão alinhados à Agenda ESG 2030 da EcoRodovias. As metas da concessionária preveem reduções de 25% nas emissões de gases de efeito estufa até 2026 e de 42% até 2030, tanto no Escopo 1 (emissões diretas das operações) quanto no Escopo 2 (emissões indiretas relacionadas à energia adquirida).

“Uma parte relevante das nossas emissões de Escopo 1 vem da frota movida a diesel, composta por guinchos, ambulâncias e caminhões de apoio. Temos avaliado ao longo dos anos diferentes combustíveis e tecnologias e entendemos que o biodiesel B100 tem potencial de oferecer ganhos ambientais expressivos, com custos de adaptação relativamente baixos”, explica Monica Jaén, diretora de Sustentabilidade do Grupo EcoRodovias.

Como será realizado o teste

O abastecimento será feito por um caminhão comboio da Petroservice, subcontratada da F8 Fuel, a partir de um tanque instalado na base de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU 2), em Araraquara (SP). O combustível é fornecido pela Brejeiro, produtora tradicional de biodiesel de soja.

Durante os 12 meses, os veículos contarão com adaptações específicas e acompanhamento técnico contínuo da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da EcoRodovias, que farão a análise de desempenho e possíveis ajustes necessários para a validação da aplicação do biocombustível B100 no transporte rodoviário.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Sustentabilidade
DER-SP e Poli-USP inauguram polo de pesquisas voltado a descarbonizar estradas paulistas
DER-SP e Poli-USP inauguram polo de pesquisas voltado a descarbonizar estradas paulistas
Com Frete Neutro da Ativa Logística, Pierre Fabre compensa 208 toneladas de CO₂ nas operações de transporte
Com Frete Neutro da Ativa Logística, Pierre Fabre compensa 208 toneladas de CO₂ nas operações de transporte
Inteligência artificial otimiza a logística de resíduos e reduz 25% do tempo de descarga na Verdera
Inteligência artificial otimiza a logística de resíduos e reduz 25% do tempo de descarga na Verdera
Andreani Logística amplia uso de energia renovável e acelera metas de ESG
Andreani Logística amplia uso de energia renovável e acelera metas de ESG
Parceria entre Coca-Cola FEMSA Brasil e Reiter Log fortalece transporte sustentável no Sul
Parceria entre Coca-Cola FEMSA Brasil e Reiter Log fortalece transporte sustentável no Sul
Carpo Logistics deixa de emitir quase cinco toneladas de CO2 por ano com frota Euro 5 e 6
Carpo Logistics deixa de emitir quase cinco toneladas de CO₂ por ano com frota Euro 5 e 6

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg