Porto de Santos terá Centro de Inovação em Gestão Portuária com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos

O Porto de Santos contará com um Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Gestão Portuária (CDTPORT), iniciativa que tem o objetivo de aplicar soluções digitais para modernizar operações logísticas e ampliar a competitividade do maior porto da América Latina. O lançamento ocorreu em São José dos Campos (SP) e contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Autoridade Portuária de Santos (APS) e o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT). O evento reuniu representantes de startups, universidades, integrantes do ecossistema de inovação e funcionários da APS, demonstrando o caráter colaborativo da iniciativa.

Porto de Santos terá Centro de Inovação em Gestão Portuária com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos

Segundo o ministro Silvio Costa Filho, a criação do CDTPORT é estratégica para acelerar a transição digital da gestão portuária no Brasil. “Investir em inovação significa melhorar a governança, reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade internacional dos nossos portos”, afirmou. Ele destacou ainda que o crescimento do Porto de Santos exige novas ferramentas de monitoramento e integração.

“O Porto de Santos cresce em média mais de 5% ao ano, enquanto as operações de contêineres avançam quase 10%. Para acompanhar esse ritmo, precisamos preparar o porto para os próximos anos, adotando novas ferramentas de monitoramento de caminhões e navios, garantindo mobilidade urbana, eficiência nas operações e maior integração com as cadeias produtivas do país. Essa parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos será fundamental para construirmos o porto do futuro, mais sustentável, inovador e competitivo”, completou.

Para o presidente do PIT, Jeferson Cheriegate, a parceria une dois universos complementares. “A integração entre a APS e o Parque de Inovação Tecnológica une a robustez da logística portuária ao dinamismo de um ecossistema que faz da inovação uma vocação intrínseca”, destacou. Ele lembrou que modelos semelhantes já trouxeram resultados em outras áreas, como no CDT de Saneamento, responsável pelo desenvolvimento de medidores inteligentes de vazão e perda de água em parceria com universidades e startups.

Inovação portuária para modernizar a logística

O CDTPORT nasce com a missão de aproximar o setor portuário de soluções tecnológicas de ponta, integrando startups, universidades e especialistas em pesquisa aplicada. Para viabilizar sua implementação, foram firmados um termo de cooperação e um contrato de serviços técnicos entre a APS e o PIT, permitindo a estruturação inicial do centro.

Entre os primeiros projetos previstos estão sistemas de monitoramento e coordenação do fluxo de caminhões, desde a origem da carga até a chegada ao Porto de Santos, com o objetivo de reduzir custos e otimizar operações. Outro eixo será o fortalecimento do Hub de Inovação Portuária, apoiado por consultoria especializada para engajar a comunidade dedicada a melhorias no setor.

O diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a relevância estratégica da iniciativa. “O Porto de Santos não estaria batendo recordes e projetando um novo sistema de tecnologia se não fosse por parcerias como esta. Nosso desafio é pensar o porto para os próximos 20 anos, ampliando a eficiência com inovação e planejamento”, afirmou.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Portos
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Navio deixa a China rumo ao Tecon Santos com novos guindastes elétricos de pátio e cais
Navio deixa a China rumo ao Tecon Santos com novos guindastes elétricos de pátio e cais
Portos do Sudeste batem recorde com 186,7 milhões de toneladas no 3º trimestre, segundo a Antaq
Portos do Sudeste batem recorde com 186,7 milhões de toneladas no 3º trimestre, segundo Antaq
Porto de Santos cresce 11,6% na movimentação de contêineres em outubro e registra recorde histórico
Porto de Santos cresce 11,6% na movimentação de contêineres em outubro e registra recorde histórico
Norcoast transfere operações para DP World no Porto de Santos
Norcoast transfere operações para DP World no Porto de Santos
Descarbonização e transição energética nos portos são foco da ATP na COP30
ATP reforça agenda de descarbonização e transição energética nos portos

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg