A Mondial, empresa brasileira e líder em eletrodomésticos portáteis no país, adotou uma solução da D2P, startup adquirida em 2023 pela eComex, para aprimorar a visibilidade de sua cadeia de comércio exterior e logística internacional. Com uma média de 500 embarques mensais, entre operações marítimas e aéreas, a companhia passou a utilizar o sistema Visibility, que integra informações em tempo real e garante maior assertividade na tomada de decisões.
Segundo Cristina Simões, gerente de importação e logística internacional da Mondial, o ganho operacional foi significativo. “Antes, usávamos uma ferramenta que dependia de diferentes fontes para subir os dados e alimentar as informações, incluindo planilhas no Excel. Agora com o Visibility, todas as informações já são integradas e automatizadas em um único sistema, o que representou para nós um grande ganho operacional”, explica.

Além da integração, Cristina destaca que a ferramenta oferece visibilidade completa tanto para embarques marítimos quanto para aéreos. “Um grande desafio para quem atua com comércio exterior e logística internacional, por exemplo, é a interrupção na cadeia, motivada por inúmeros fatores, preditivos ou não. Diante dessa realidade, quanto mais cedo você tiver informações sobre cada etapa do processo, mais rápido você conseguirá desenvolver uma estratégia e agir. E é exatamente isso que o Visibility nos oferece, ao garantir agilidade na estruturação de dados e oferta de informações”, acrescenta.
Monitoramento em tempo real com o Visibility
De acordo com André Barros, CEO da eComex, o Visibility é uma ferramenta intuitiva, de fácil implantação e manuseio, permitindo que empresas acompanhem cada etapa dos embarques com precisão, previsibilidade e alertas automáticos em caso de desvios.
O sistema é dividido em dois módulos principais. O primeiro, chamado In Transit, monitora embarques marítimos e aéreos, atualizando automaticamente o status da carga em trânsito desde a emissão da Commercial Invoice até a devolução do contêiner vazio, no caso de operações FCL (Full Container Load). Já o segundo módulo, denominado Demurrage, acompanha contêineres desde a fase “aguardando atracação” e gera alertas com base nos free-times negociados, prevenindo custos adicionais inesperados.
Barros reforça que, diante de desafios do setor de logística internacional e comércio exterior, como aumento dos custos de transporte, inconsistências no rastreamento e comunicação fragmentada, contar com soluções tecnológicas é essencial. “Ter visibilidade de cada etapa do processo é essencial para que a área de Comex possa operar de forma mais estratégica, projetando impactos, evitando surpresas e atuando com maior eficiência e resiliência diante de eventuais mudanças”, conclui.









