
Radares em rodovias para segurança viária
A instalação dos novos radares tem como foco a segurança viária e a redução de acidentes. Os equipamentos foram posicionados em trechos considerados críticos e devidamente sinalizados com os limites de velocidade permitidos.
Com a entrada em operação, motoristas que excederem a velocidade máxima passam a ser autuados. “A instalação de radares reforça o compromisso do governo de São Paulo com a segurança nas rodovias e a meta de reduzir acidentes a zero”, afirmou Sergio Codelo, presidente do DER-SP.
Contrato prevê mais de 600 radares
Os 39 radares fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a instalação de 649 equipamentos ao longo de mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas.
A definição dos pontos foi realizada com base em um mapeamento técnico, que levou em consideração fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas de travessia de fauna.
Novos equipamentos em implantação
De acordo com o DER-SP, os demais radares previstos pelo contrato ainda estão em fase de implantação, passando por testes e processos de homologação antes de entrarem em funcionamento. O início efetivo da fiscalização será amplamente divulgado pelos canais oficiais do governo, pela imprensa e pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Lista dos 39 novos radares
- CGR 01 – SP 063 – 26,85 – Leste/Oeste – Itatiba – 60/60
- CGR 01 – SP 133 – 5,682 – Leste/Oeste – Limeira – 80/80
- CGR 01 – SP 147 – 9,1 – Leste/Oeste – Socorro – 60/60
- CGR 01 – SP 332 – 71,1 – Norte – Jundiaí – 60/60
- CGR 01 – SP 352 – 135,166 – Norte/Sul – Amparo – 60/60
- CGR 01 – SP 354 – 61,298 – Norte/Sul – Campo Limpo Paulista – 60/60
- CGR 01 – SPA 066/300 – 5,476 – Norte – Jundiaí – 60/60
- CGR 01 – SPA 075/330 – 1,579 – Oeste – Vinhedo – 60/60
- CGR 02 – SP 141 – 5,52 – Norte/Sul – Capela do Alto – 60/60
- CGR 02 – SP 141 – 22,28 – Norte – Tatuí – 60/60
- CGR 02 – SP 141 – 24,65 – Sul – Tatuí – 80/80
- CGR 02 – SP 141 – 42,9 – Norte/Sul – Cesário Lange – 60/60
- CGR 02 – SP 141 – 61,35 – Norte/Sul – Porangaba – 60/60
- CGR 02 – SP 157 – 52,63 – Norte/Sul – Porangaba – 60/60
- CGR 02 – SP 249 – 40,65 – Norte/Sul – Ribeirão Branco – 60/60
- CGR 02 – SP 249 – 62,5 – Norte/Sul – Itapeva – 60/60
- CGR 02 – SP 250 – 245 – Leste/Oeste – Capão Bonito – 60/60
- CGR 02 – SP 250 – 249,13 – Leste/Oeste – Capão Bonito – 60/60
- CGR 02 – SP 250 – 289,9 – Leste/Oeste – Apiaí – 60/60
- CGR 02 – SP 250 – 298,35 – Leste/Oeste – Apiaí – 60/60
- CGR 02 – SP 250 – 348,1 – Leste/Oeste – Ribeira – 60/60
- CGR 02 – SP 267 – 325,6 – Norte/Sul – Itaberá – 50/50
- CGR 02 – SP 267 – 326,2 – Norte/Sul – Itaberá – 50/50
- CGR 02 – SP 268 – 118,93 – Leste/Oeste – Araçoiaba da Serra – 60/60
- CGR 02 – SP 268 – 120,5 – Leste/Oeste – Araçoiaba da Serra – 60/60
- CGR 02 – SP 270 – 187,1 – Leste/Oeste – Itapetininga – 60/60
- CGR 02 – SP 281 – 14,65 – Norte/Sul – Itararé – 50/50
- CGR 02 – SPA 040/079 – 2,08 – Norte – Itu – 50/50
- CGR 05 – SP 055 – 137,15 – Leste/Oeste – São Sebastião – 40/40
- CGR 07 – SP 225 – 329,245 – Norte/Sul – Santa Cruz do Rio Pardo – 60/60
- CGR 07 – SP 249 – 194,516 – Leste/Oeste – Fartura – 60/60
- CGR 07 – SP 261 – 54,5 – Norte/Sul – Águas de Santa Bárbara – 60/60
- CGR 07 – SP 266 – 439,603 – Leste/Oeste – Cândido Mota – 60/60
- CGR 07 – SP 270 – 329,776 – Leste/Oeste – Piraju – 60/60
- CGR 07 – SP 287 – 24,22 – Norte/Sul – Piraju – 60/60
- CGR 09 – SP 320 – 522,451 – Leste/Oeste – Votuporanga – 110/90
- CGR 11 – SPA 018/461 – 8,5 – Oeste – Araçatuba – 60/60
- CGR 12 – SP 613 – 6,5 – Leste/Oeste – Teodoro Sampaio – 70/70
- CGR 12 – SP 613 – 7,9 – Leste/Oeste – Teodoro Sampaio – 70/70







