A Coamo, maior cooperativa agroindustrial do Brasil, anunciou a construção de um novo porto de Santa Catarina, localizado em Itapoá, com início de operação previsto para 2030. O investimento será de R$ 3 bilhões em uma área de 43 hectares, que contará com três berços de atracação e capacidade de movimentar cerca de 11 milhões de toneladas por ano.
O anúncio foi feito durante reunião com o governador Jorginho Mello, em 25 de agosto. Para ele, a chegada do empreendimento representa um marco para a infraestrutura portuária catarinense. “Eu não tenho dúvida que será um passo gigantesco para Santa Catarina. Nós vamos para o oitavo porto. Veja bem o tamanho que nós somos e a quantidade de portos. Nós somos o campeão do Brasil. Isso para Santa Catarina é música”, afirmou o governador. Ele ainda destacou a dragagem da Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, como parte da estratégia de ampliação do corredor de exportação do estado.

Itapoá como novo polo portuário da Coamo
A cooperativa já opera no Porto de Paranaguá, no Paraná, mas enfrenta filas frequentes para escoar a produção de soja, milho e trigo dos 32 mil cooperados. De acordo com o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari, o ambiente de negócios oferecido por Santa Catarina foi determinante para a escolha do local. O novo porto terá terminais para GLP, granéis, combustíveis líquidos e fertilizantes.
“Esse é um sonho dos nossos produtores. Nós já temos dois terminais em Paranaguá, onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano. Sentimos a necessidade dessa expansão porque tem negócios que realmente a gente não consegue fazer. Esse terminal pode movimentar até mil caminhões por dia, o que nos motiva a investir em Itapoá”, destacou Galinari, lembrando que o projeto vem sendo desenvolvido há quase uma década.
Impacto econômico e geração de empregos
A previsão é de que as obras mobilizem cerca de 2.000 trabalhadores e que a operação do porto gere aproximadamente 1.000 empregos diretos. O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, destacou o impacto da iniciativa.
“O impacto é muito significativo. Santa Catarina já era o único estado do Brasil que tinha seis portos, agora nós podemos falar que vai ter oito portos, porque o sétimo já está em pré-teste, que é o Terminal Graneleiro de Santa Catarina. E, para nossa alegria, vem a Coamo, maior cooperativa do Brasil, com faturamento superior a R$ 30 bilhões, que no ano passado registrou US$ 1,9 bilhão na balança de exportações. É um empreendimento privado que vai gerar milhares de empregos e reforça a vocação catarinense para a logística”, afirmou o secretário.
Com o novo terminal em Itapoá, Santa Catarina amplia sua posição estratégica no comércio exterior, fortalecendo o papel da Baía da Babitonga como eixo logístico e consolidando-se como um dos estados com maior densidade portuária do país.









