Por Felipe Trigueiro*
A reforma tributária aprovada no Brasil representa uma das mudanças mais profundas já vistas na estrutura econômica do país — e seu impacto no setor logístico será direto e inevitável. A unificação de impostos e a adoção da tributação no destino alteram radicalmente a forma como empresas definem suas malhas de distribuição e posicionam seus ativos.
Até aqui, muitos centros de distribuição foram estrategicamente instalados em localidades com benefícios fiscais, mesmo que isso implicasse maiores distâncias e custos logísticos. Com a nova lógica, o fator determinante passará a ser a proximidade dos mercados consumidores, a eficiência operacional e a disponibilidade de infraestrutura adequada.
Isso significa que veremos um redesenho da malha logística nacional. Empresas precisarão avaliar, com base em dados e simulações, se seus centros de distribuição devem ser reposicionados ou até migrar para regiões que garantam prazos menores, custos otimizados e integração multimodal. Portos, ferrovias, rodovias e aeroportos passam a ter ainda mais relevância nessa equação.

Esse reposicionamento exigirá não apenas visão estratégica, mas também integração entre as áreas fiscal, logística e comercial. Não se trata de olhar apenas para o impacto tributário — a análise precisa contemplar lead time, custo de transporte, capacidade de atendimento e até aspectos ambientais.
A transição para o novo modelo será desafiadora, mas também abre oportunidades. Empresas que se anteciparem, redesenharem suas malhas e realocarem seus ativos de forma planejada estarão mais preparadas para competir em um cenário de maior equilíbrio fiscal entre as regiões.
A reforma tributária é, portanto, muito mais que uma mudança de regras fiscais. É um convite para repensar a logística no Brasil, aproximando operações dos clientes e integrando territórios de forma mais eficiente e sustentável. Quem souber aproveitar esse momento poderá transformar a mudança em vantagem competitiva duradoura.
* Felipe Trigueiro é CEO e fundador da FTLOG Soluções em Logística







