Reforma tributária: um novo mapa para a logística no Brasil

Por Felipe Trigueiro*

A reforma tributária aprovada no Brasil representa uma das mudanças mais profundas já vistas na estrutura econômica do país — e seu impacto no setor logístico será direto e inevitável. A unificação de impostos e a adoção da tributação no destino alteram radicalmente a forma como empresas definem suas malhas de distribuição e posicionam seus ativos.

Até aqui, muitos centros de distribuição foram estrategicamente instalados em localidades com benefícios fiscais, mesmo que isso implicasse maiores distâncias e custos logísticos. Com a nova lógica, o fator determinante passará a ser a proximidade dos mercados consumidores, a eficiência operacional e a disponibilidade de infraestrutura adequada.

Isso significa que veremos um redesenho da malha logística nacional. Empresas precisarão avaliar, com base em dados e simulações, se seus centros de distribuição devem ser reposicionados ou até migrar para regiões que garantam prazos menores, custos otimizados e integração multimodal. Portos, ferrovias, rodovias e aeroportos passam a ter ainda mais relevância nessa equação.

Reforma tributária: um novo mapa para a logística no Brasil

Esse reposicionamento exigirá não apenas visão estratégica, mas também integração entre as áreas fiscal, logística e comercial. Não se trata de olhar apenas para o impacto tributário — a análise precisa contemplar lead time, custo de transporte, capacidade de atendimento e até aspectos ambientais.

A transição para o novo modelo será desafiadora, mas também abre oportunidades. Empresas que se anteciparem, redesenharem suas malhas e realocarem seus ativos de forma planejada estarão mais preparadas para competir em um cenário de maior equilíbrio fiscal entre as regiões.

A reforma tributária é, portanto, muito mais que uma mudança de regras fiscais. É um convite para repensar a logística no Brasil, aproximando operações dos clientes e integrando territórios de forma mais eficiente e sustentável. Quem souber aproveitar esse momento poderá transformar a mudança em vantagem competitiva duradoura.

* Felipe Trigueiro é CEO e fundador da FTLOG Soluções em Logística

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta
Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Vports terá operações ferroviárias em 2026 com mais de R$ 100 milhões em investimentos
Vports terá operações ferroviárias em 2026 com mais de R$ 100 milhões em investimentos
Grupo Emtel reduz 92% o tempo de inventário de emissões de gases com automatização integrada ao ERP da TOTVS
Grupo Emtel reduz 92% o tempo de inventário de emissões de gases com automatização integrada ao ERP da TOTVS
Brado inaugura rota ferroviária de 2,7 mil km e conecta Sudeste ao Norte e Nordeste
Brado inaugura rota ferroviária de 2,7 mil km e conecta Sudeste ao Norte e Nordeste

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg