O Brasil avança no cenário internacional com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), que estará no centro dos debates da 30ª edição do Futurecom, maior evento de conectividade e inovação da América Latina. O encontro ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, reunindo mais de 300 marcas expositoras e cerca de 30 mil profissionais em 25 mil m² de área.
No dia 1º de outubro, o tema “Plano Nacional de IA (PBIA) e a competitividade digital nacional” será discutido na Plenária 1. Estão confirmados nomes como Afonso Nina (Brasscom), Andriei Gutierrez (ABES), Eliana Cardoso Emediato Azambuja (MCTI), Prof. Carlos Nazareth Marins (INATEL) e Waldemar Gonçalves Ortunho Júnior (ANPD). A mediação será conduzida por Valter Wolf, presidente da ABRIA.

Apresentado durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o PBIA prevê um investimento de R$ 23 bilhões até 2029. Os recursos vêm de fontes federais, estatais, fundos complementares e também aportes privados, sendo direcionados majoritariamente para inovação empresarial (60%) e infraestrutura tecnológica (25%). Além disso, está prevista a requalificação de mais de 200 mil profissionais para atender às novas demandas digitais.
Entre os cinco eixos estratégicos estão: infraestrutura e desenvolvimento; formação e capacitação; inovação empresarial; serviços públicos; e regulação. O objetivo é impulsionar a qualidade de vida da população por meio de soluções tecnológicas, com destaque para a eficiência dos serviços públicos e inclusão social.
Como parte das ações, destaca-se a criação de um supercomputador de alta performance para acelerar o desenvolvimento de algoritmos avançados e o fortalecimento do Instituto de Inteligência Artificial do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), que atuará como polo de pesquisa aplicada e cooperação internacional.
O PBIA também prevê, até 2027, um marco regulatório nacional para a IA, com diretrizes para uso ético, criação de um comitê multissetorial de ética e definição de padrões de avaliação de risco em setores críticos. Entre outras medidas, estão a consolidação do Observatório Brasileiro de IA, a publicação de guias nacionais sobre ética em IA e a criação do Centro Nacional de Transparência Algorítmica.
No Futurecom 2025, o conteúdo será organizado em três trilhas: Future Congress, que abordará conectividade, transformação digital, tecnologias emergentes e aplicações em setores como saúde, indústria e agronegócio; Future Cyber, focado em governança, rastreabilidade e proteção de dados; e Future Gov, que tratará de inovação no setor público, segurança, educação digital e modernização de cidades.
📍 30ª edição do Futurecom
🗓 30 de setembro a 2 de outubro
📍 São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
🔗 Mais informações e novidades no site oficial









