O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), operado pela Log-In Logística Integrada, realizou na última quarta-feira (30/07) uma operação inédita no complexo portuário de Capuaba, no Porto Organizado de Vitória, administrado pela Vports.
Pela primeira vez, um navio Panamax com 83 mil toneladas de porte bruto (DWT) e sem guindaste de bordo foi descarregado no terminal, usando guindastes móveis portuários (MHC) próprios do TVV — estrutura única na região para esse tipo de operação.

A embarcação Legendary Diva, proveniente da China e agenciada pela Orion Rodos, trouxe 33 mil toneladas de fertilizante e foi operada no berço 202. Segundo Gustavo Paixão, diretor de Terminais da Log-In, a operação reflete investimentos realizados ao longo dos últimos anos. “O terminal passou por um ciclo de renovação da infraestrutura, ampliação de retroárea, incorporação de novas tecnologias e aquisição de equipamentos operacionais de grande porte, como os MHCs”, destaca Paixão.
Para viabilizar a operação, a Vports ajustou as normas de atracação, elevando o limite de porte bruto permitido de 70 mil para 83 mil toneladas e revisando as exigências de produtividade mínima diária. Além disso, a dragagem do canal do Porto de Vitória, concluída entre abril e maio de 2025 com investimento de R$ 30 milhões, garantiu manutenção do calado em 12,5 metros, permitindo a chegada de navios de maior capacidade.
De acordo com Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports, “trabalhamos com o objetivo de aumentar a capacidade logística portuária do Espírito Santo, habilitando o Porto de Vitória para receber navios maiores e agora começamos a colher os frutos, com o início da operação do primeiro navio com a nova capacidade”.
Para Paixão, a atualização normativa foi essencial. “As atualizações refletem um esforço institucional para modernizar a infraestrutura normativa do complexo portuário capixaba e ampliar sua atratividade logística”, afirma. A nova política permite atender granéis e cargas gerais com maior eficiência.
O impacto na logística portuária vai além da operação pontual. A movimentação de fertilizantes, por exemplo, atende diretamente ao agronegócio capixaba, como a produção de café, um dos principais produtos da economia do Espírito Santo.
“O TVV se apresenta agora como uma solução completa. Temos estrutura, segurança, agilidade e um ambiente regulatório adequado para operar granéis em larga escala. Este é um marco para nós, para Porto de Vitória e para o Espírito Santo como um todo”, conclui Paixão.









