A VLI, uma das principais companhias de soluções logísticas do Brasil, acaba de alcançar uma importante conquista ao otimizar a eficiência operacional do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. O aumento do calado no terminal permitiu a atração de embarcações de maior porte, o que gerou resultados expressivos em operações de exportação de açúcar e importação de fertilizantes.

Aumento de Calado e Otimização de Fluxos
O aumento do calado no Tiplam foi realizado no canal de Piaçaguera e nos berços 2, 3 e 4, elevando a profundidade máxima de 13,35 metros para 14,10 metros. Esse avanço aumentou em cerca de 10% a capacidade de carga dos navios que atracam no terminal. Com isso, o tempo de espera dos navios para a saída do terminal também foi reduzido em mais de 60%, o que aumentou a disponibilidade dos berços e permitiu maior número de embarcações sendo carregadas. Esses avanços possibilitaram que o Tiplam operasse os maiores navios da sua história para exportação de açúcar (74 mil toneladas) e importação de fertilizantes (72,6 mil toneladas).
Benefícios da Modernização e a Visão Estratégica da VLI
De acordo com Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, “a expansão do calado dos berços atracadores do Tiplam está alinhada com a visão da VLI de ser a opção mais ágil, segura, eficiente e competitiva para alavancar os fluxos de exportação e importação de seus clientes a nível global.” A modernização do Tiplam faz parte de uma estratégia mais ampla da VLI, que visa maximizar a utilização de seus ativos e gerar incrementos de produtividade à cadeia logística de seus clientes, oferecendo alternativas eficientes para escoamento de produtos e distribuição no mercado global.
Impacto no Setor de Fertilizantes e Açúcar
O Tiplam tem importância estratégica no mercado de fertilizantes, já que a VLI é a maior transportadora de fertilizantes do Brasil, respondendo por mais de 90% da importação de matéria-prima. Além disso, o Tiplam também é responsável por 25% do volume de açúcar exportado no Porto de Santos, o que destaca sua relevância no mercado de commodities.
Corredor Sudeste e Eficiência Logística
O Corredor Sudeste da FCA, do qual o Tiplam é parte fundamental, abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. Este corredor logístico altamente eficiente movimenta principalmente açúcar, grãos e fertilizantes, contando com a infraestrutura ferroviária e terminais integradores estratégicos em Uberaba (MG) e Guará (SP). O sistema permite que os fluxos de carga sejam transferidos diretamente para o sistema ferroviário, agilizando o processo de transbordo e escoamento de produtos.
Sustentabilidade e Impactos Ambientais Positivos
Além da eficiência operacional, o Tiplam também gera impactos positivos na Baixada Santista, ao utilizar o modal ferroviário, que é menos intensivo em emissões de CO₂ em comparação ao transporte rodoviário. O uso de ferrovias em vez de caminhões reduz a pegada de carbono, uma contribuição significativa para a sustentabilidade da região e do setor logístico como um todo.









