A ocupação de galpões A e A+ pelo Mercado Livre superou a marca de 2 milhões de metros quadrados no segundo trimestre de 2025. De acordo com levantamento da Binswanger Brazil, a maior empresa de e-commerce da América Latina atingiu, em junho, 2.088.929 m² locados apenas nessa categoria de alto padrão.
O levantamento da Binswanger aponta ainda que a Shopee, segunda colocada, ocupa 830.316 m². Logo depois aparecem Amazon, com 544.522 m², e Shein, com 215.452 m², considerando o período entre abril e junho.

Além dos galpões A e A+, o Mercado Livre também conta com 394.326 m² em áreas de padrão B e C, além de galpões isolados. Com isso, o total de áreas locadas pela empresa chega a 2.483.255 m² em todo o Brasil.
O investimento das grandes varejistas online em centros de armazenagem e distribuição é visto como uma estratégia para disputar a preferência dos consumidores, especialmente no Estado de São Paulo — principal mercado consumidor do país.
A sócia-diretora da Binswanger Brazil, Simone Santos, explica que essa expansão vai além da necessidade imediata. Segundo ela, muitas empresas buscam garantir espaço nos locais mais estratégicos mesmo antes do aumento da demanda.
“Muitas vezes as empresas fecham a locação para marcar território”, afirma Simone. “O estoque de empreendimentos próximos à cidade de São Paulo – maior mercado consumidor do Brasil –, vai escalar bem menos do que o crescimento de vendas online. Quem locar, primeiramente, vai ter o melhor ponto para entregar seus pacotes com maior velocidade.”
Essa corrida para ocupar galpões A e A+ em áreas próximas a grandes centros urbanos, como o raio de 30 quilômetros da capital paulista, reflete a prioridade das plataformas de e-commerce em reduzir prazos de entrega e ampliar a competitividade logística.
De acordo com especialistas, a tendência é que a busca por imóveis logísticos de alto padrão continue forte nos próximos anos, acompanhando a expansão das vendas online e as exigências dos consumidores por entregas mais rápidas e eficientes.









