Como o setor logístico rodoviário deve se preparar para o segundo semestre

Neste artigo, o colunista do Portal Logweb Agapito Sobrinho destaca que, além do aumento expressivo nas vendas, o período é impulsionado por fatores como a entrada do 13º salário na economia e o comportamento de consumo voltado a presentes e promoções. Para atender à demanda, o setor precisa investir em planejamento estratégico, gestão de estoques e tecnologia.

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O segundo semestre do varejo brasileiro representa uma grande oportunidade para empresas de logística de transporte rodoviário, mas também um teste de fogo para suas capacidades operacionais. Com datas comerciais estratégicas como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal concentradas neste período, a demanda por serviços logísticos eficientes atinge seu pico anual.

A força do segundo semestre é amplificada por elementos como a entrada do 13º salário na economia, que eleva o poder de compra a partir de novembro, especialmente em dezembro. Além disso, o período é marcado por um comportamento de consumo voltado para presentes e pela antecipação de compras durante promoções como a Black Friday, o que pode redistribuir parte da demanda de dezembro para novembro.

Como o setor logístico rodoviário deve se preparar para o segundo semestre

Contudo, essas datas sazonais não apenas aumentam o volume de vendas, mas também exigem preparação intensa em termos de estoque, logística e campanhas promocionais.

Para a Black Friday e Natal, principalmente, o aumento estratégico dos níveis de estoque emerge como prática crucial. É fundamental analisar padrões de pedidos e movimentação de estoque nos anos anteriores.

Por outro lado, a otimização de rotas através de algoritmos avançados e sistemas de rastreamento em tempo real também se mostra essencial para cumprir prazos de entrega.

Outro ponto importante é contratar força de trabalho temporária durante o período das festas. Isso é essencial não apenas para gerenciar o aumento de entregas, mas também para garantir o cumprimento de prazos.

Outra dica:faça parcerias estratégicas com outras transportadoras para expandir capacidade quando necessário. Ter planos de contingência com transportadoras alternativas e rotas backup é algo que pode fazer a diferença.

Pensando no last mile, principalmente, vale implementar agrupamentos de entregas por localização geográfica, minimizando retornos desnecessários e evitando congestionamentos. Durante a Black Friday e Natal, o tráfego urbano intensifica-se significativamente.

Já para uma melhor experiência do cliente, tenha uma comunicação transparente, fornecendo atualizações sobre status de pedidos, tempos de envio e possíveis atrasos. Esta estratégia ajuda a gerenciar expectativas e minimizar insatisfação.

Levando em conta os estoques considere soluções de armazenagem temporária para lidar com o aumento sazonal de inventário. A pressão sobre a capacidade de armazéns durante picos sazonais é um desafio que requer flexibilidade operacional.

Em termos gerais, controle o que puder (como promoções antecipadas) para compensar o que não puder controlar (como atrasos por congestionamento).

O segundo semestre do varejo brasileiro não é apenas sobre sobreviver ao aumento da demanda, mas sobre transformar desafios sazonais em vantagem competitiva. Empresas de transporte rodoviário que investirem em planejamento estratégico, tecnologia e flexibilidade operacional não apenas atenderão à demanda crescente, mas estarão posicionadas como parceiros essenciais para o sucesso do varejo nacional.

A combinação de planejamento antecipado, logística eficiente, estratégias de marketing inovadoras será determinante para atender à demanda e superar a concorrência nesse período de alta sazonalidade.

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Agapito Sobrinho, presidente da BBM Logística

Agapito Sobrinho

Presidente da BBM Logística, onde foi diretor comercial por mais de oito anos. Possui 35 anos de experiência como líder de gestão de transporte, logística e Supply Chain. Teve passagem pela área logística da Nestlé (por 16 anos) e foi diretor executivo na Stocktech de 2005 a 2015.

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