A Brado Logística lançou o Frete Sinergia, solução que integra transporte de cargas de importação em Campinas com exportações para o Porto de Santos. O modelo começou a operar em maio de 2025 com cerca de 700 caminhões mensais, transportando itens como algodão, madeira, carne bovina, farelo de soja e milho (DDG), além de minério.
O Frete Sinergia une os fluxos de importação e exportação, evitando o retorno vazio dos caminhões ao Porto de Santos. Essa sinergia reduz custos e melhora a eficiência do transporte rodoviário, aproveitando melhor as rotas.

Thiago Estevam, gerente de Pricing e Experiência do Cliente da Brado, afirma: “Ao conectarmos a necessidade de retorno das importações com a nossa demanda de exportação, criamos uma operação mais eficiente e com potencial de redução de custos para todos os envolvidos”.
O terminal da Brado em Sumaré opera 24 horas por dia, sete dias por semana, o que favorece a rápida descarga de contêineres vazios e a imediata recarga com produtos de exportação. Essa agilidade é crucial para otimizar a jornada de veículos e motoristas.
“A agilidade do nosso terminal em Sumaré é um ponto chave. As transportadoras de importação podem descarregar seus contêineres vazios de forma rápida e aproveitar a oportunidade de carregar nossas cargas de exportação, otimizando o tempo de seus veículos e de seus motoristas”, destaca Estevam.
O projeto faz parte do plano Carrossel, que prevê um investimento total de R$ 260 milhões até 2030 nos terminais de Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT). Essa iniciativa visa renovar a infraestrutura logística, aumentar a capacidade operacional e fortalecer a cadeia de exportação.
A estratégia ajuda a reduzir custos operacionais, utilizando o terminal em Sumaré como hub de transbordo eficiente. A solução se destaca não apenas pela otimização de rotas, mas também pelo benefício ambiental e econômico ao reduzir o tráfego de caminhões vazios, contribuindo para a sustentabilidade do transporte rodoviário no Brasil.









