A Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, iniciou no primeiro trimestre de 2025 a operação de trens com 135 vagões graneleiros, ampliando significativamente a capacidade de transporte de grãos rumo ao Porto de Santos, principal escoadouro da produção agrícola brasileira.
A nova configuração eleva a eficiência da Malha Paulista, principal eixo logístico do agronegócio nacional, conectando os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins ao litoral paulista.

A nova composição permite transportar até 17.200 toneladas brutas por trem, substituindo aproximadamente 294 caminhões por viagem, com impacto direto na redução de custos logísticos e emissões de carbono. O projeto integra um conjunto de investimentos de R$ 350 milhões realizados pela concessionária em infraestrutura, engenharia e tecnologia embarcada, incluindo expansão de pátios e estudos de tração e força com sensores acoplados.
“Em 2015 operávamos com composições de 80 vagões. Passamos para 120 em 2021 e agora atingimos 135 vagões por trem. A nova composição nos permite aumentar em cerca de 1.200 toneladas úteis por viagem, além de reduzir em uma hora o tempo de trânsito médio”, explica Bruno Casarini, Diretor de Operações e Manutenção da Rumo.
Ganho operacional e ambiental
A evolução na capacidade de carga dos trens acompanha o crescimento da safra brasileira. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a produção de grãos deve aumentar 27% até 2035. Já a safra 2024/2025, segundo a Conab, pode atingir 322,25 milhões de toneladas. Em fevereiro, os trens da Rumo embarcaram cerca de 3 milhões de toneladas de grãos com destino a Santos, evidenciando o impacto da nova operação.
Com a entrada dos trens de 135 vagões, a capacidade anual de transporte da Rumo saltou de 45 milhões de toneladas (em 2020) para 53 milhões em 2025, com expectativa de alcançar 75 milhões de toneladas ao término das obras previstas em seu plano de concessão.
O trem de 135 vagões, com capacidade para transportar aproximadamente 17.200 toneladas de grãos, apresenta um aumento na capacidade em comparação às composições anteriores: o trem de 120 vagões (15.500 ton) e o de 80 vagões (7.600 ton). Em média, saem diariamente oito trens de 135 vagões com destino a Santos.









