O Brasil consolidou sua liderança no mercado de veículos eletrificados da América Latina em 2024, respondendo por 42,6% das mais de 418 mil unidades comercializadas na região. Os dados são do 2º Relatório de Mobilidade Sustentável – Perspectiva do Brasil, divulgado pela consultoria EvolvX durante o evento Latam Mobility & Net Zero Brasil 2025.
Segundo o estudo, o país registrou 177 mil unidades de veículos leves eletrificados vendidos no ano, o que representa 7% das vendas totais de automóveis leves. O destaque vai para os veículos 100% elétricos (BEVs), que cresceram 219% em relação a 2023 — um dos maiores avanços do continente.

“A eletromobilidade no Brasil não é apenas uma tendência de mercado, mas um imperativo ambiental”, afirma Ronaldo Sandoval, diretor da EvolvX na América Latina. “Combinamos um crescimento expressivo nas vendas com uma matriz energética majoritariamente limpa, o que potencializa os benefícios da mobilidade elétrica para a redução de gases de efeito estufa.”
Vendas de carros elétricos seguem em alta em 2025
Os primeiros meses de 2025 mantêm a tendência de crescimento. De janeiro a abril, foram vendidos mais de 54 mil veículos eletrificados leves, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Em abril, os eletrificados representaram 7,7% do total de veículos leves vendidos no país. Os modelos plug-in (BEV e PHEV) dominaram o mercado, com 85,5% de participação entre os eletrificados.
Para Daniela García, diretora da Latam Mobility, “o mercado brasileiro evoluiu a ponto de oferecer variedade real ao consumidor, que hoje já consegue escolher entre diferentes tecnologias eletrificadas de acordo com seu perfil de uso”.
Infraestrutura de recarga acompanha a evolução da eletromobilidade
A infraestrutura de recarga no Brasil também avança. Em fevereiro de 2025, o país registrou 14.827 pontos públicos e semipúblicos de recarga, um aumento de 22% em relação a novembro de 2024. Desse total, 83,6% são de recarga lenta (AC) e 16,4% de recarga rápida (DC).
Atualmente, 25% dos municípios brasileiros já contam com eletropostos, o que fortalece a confiança do consumidor e contribui para o aumento da autonomia dos veículos elétricos.
Entretanto, o relatório ressalta que as vendas de eletrificados estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul, com destaque para São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A expansão da eletromobilidade para outras regiões ainda depende de políticas públicas e incentivos específicos.
Matriz energética limpa é diferencial brasileiro
A matriz elétrica brasileira, baseada em 92% de fontes renováveis, é um dos principais trunfos do país na transição para uma mobilidade sustentável. De acordo com a Aneel, 2024 foi o ano de maior expansão da geração elétrica renovável no Brasil, com acréscimo de 10.853 MW, sendo 91,13% de fontes como hidrelétricas, eólicas e solares.
Esse diferencial torna o uso de veículos elétricos ainda mais eficaz para reduzir emissões, especialmente quando comparado a países como Estados Unidos (22%) e China (30%), onde o uso de fontes renováveis na geração de energia é consideravelmente menor.
“O avanço da mobilidade elétrica no Brasil já é uma realidade concreta”, afirma García. “O desafio agora é garantir que esse progresso seja distribuído de forma equilibrada, alcançando todas as regiões do país e promovendo um ecossistema inclusivo e sustentável.”









