A exportação de frutas para a Europa apresentou crescimento expressivo no primeiro trimestre de 2025, com destaque para as operações realizadas pela Azul Cargo, unidade de logística da Azul. De janeiro a março, a companhia aérea transportou 1.285 toneladas de frutas brasileiras para Lisboa, contra 1.130 toneladas no mesmo período de 2024, o que representa um aumento de 14%.
O principal destaque das cargas enviadas foi o mamão papaia e a manga, responsáveis por praticamente todo o volume exportado nesta rota, que parte do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino à capital portuguesa. Segundo a Azul Cargo, a alta foi impulsionada pela ampliação da malha aérea internacional e pela captação de novos clientes no setor de perecíveis.

Rotas e destinos em expansão
Além de Lisboa, a rota para Paris também registrou crescimento na exportação de frutas. O volume de frutas transportadas entre Campinas e a capital francesa passou de 350 toneladas em 2024 para 361 toneladas em 2025, um acréscimo de 3,14%. Nessa rota, predominam frutas como abacate, figo, limão e goiaba, que são distribuídas não apenas na França, mas também em centros logísticos de cidades como Bruxelas, Amsterdã e Frankfurt.
Com a previsão de novas operações para Madri e Porto a partir de junho, partindo de Viracopos e Recife, a Azul Cargo espera ampliar sua presença na logística internacional de perecíveis.
“O trabalho de logística bem realizado para cargas perecíveis reforça a conexão entre o agronegócio brasileiro e os mercados consumidores globais”, destaca a empresa.
Em 2024, a Azul transportou um total de 7.865 toneladas de frutas para a Europa, consolidando-se como uma das principais operadoras logísticas do setor agroexportador no modal aéreo.









