3TC Isolamento fornece produto tecnológico de ponta para controle do calor em galpão logístico no Grupo Santa Cruz Medicamentos, em Pernambuco

A 3TC Isolamento, considerada líder nacional e pioneira em sistemas de isolamento térmico, realizou a instalação de mantas térmicas no galpão logístico do Grupo Santa Cruz Medicamentos, especializado na comercialização e distribuição de produtos farmacêuticos e de higiene, localizado em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, contando com 16 Centros de Distribuição para atender a mais de 80 mil clientes diariamente.

“A tecnologia de ponta que compõe o produto utilizado é basicamente a mesma aplicada nos trajes espaciais, além de ser a única do mercado a ser desenvolvida especialmente para combater as três formas de transferência de calor: condução (transferência de calor pela matéria), convecção (transferência de calor pelo ar e líquidos) e a radiação (transferência de calor pelos raios infravermelhos)”, explica Ricardo Valentin, presidente da 3TC Isolamento.

Em uma das medições com câmera térmica foi registrada uma diminuição de 21,8°C entre as superfícies internas, antes e depois da instalação do sistema de isolamento 3TC

A solução desenvolvida pela empresa foi instalada abaixo da cobertura em fibrocimento e a estrutura metálica, em uma área de 6.100 m². Esse tipo de cobertura costuma atingir altas temperaturas quando exposto ao sol constante, o que potencializa a absorção e a transferência de calor na parte interna da construção. “O sistema 3TC é indicado em casos como este, pois sua composição é extremamente eficaz em refletir e, por consequência, reduzir a transferência de calor da cobertura para a parte interna do galpão”, diz Valentin.

A intervenção foi realizada no galpão da unidade da Distribuidora de Medicamentos Santa Cruz que é utilizada como estoque de produtos fármacos. Nesse espaço, a temperatura não pode ultrapassar os 30°C. Portanto, a equipe de engenharia da 3TC recomendou o isolamento térmico contínuo em toda a estrutura de cobertura, de modo a minimizar impactos de pontes térmicas incidentes da cobertura no ambiente interno.

Em virtude da atividade exercida pelo Grupo que adotou a tecnologia da 3TC, manter a conservação dos fármacos estritamente dentro do limite de temperatura ambiente em 30°C e reduzir o calor interno do galpão era algo desafiador, principalmente por estar localizado em uma cidade litorânea do Nordeste do Brasil – Jaboatão dos Guararapes –, que se destaca por ser preponderantemente quente. “Para se ter uma ideia, no local, o verão dura mais tempo e a temperatura varia de 22°C e 32°C ao longo do ano. Pensando nisso, a 3TC Isolamento recomendou a cobertura em toda a extensão da estrutura, o que promoveu uma redução de 17,93°C, em média, e conseguiu registrar uma diminuição de até 21,8°C entre as superfícies da telha, com e sem o sistema de isolamento térmico, de acordo com as medições realizadas após a instalação. Desta forma, o cliente conseguiu obter, com sucesso, uma redução média de temperatura de 9ºC”, aponta Valentin.

Tecnologia

Para a realidade do ramo de fármacos, químicos, cosméticos e similares, a tecnologia 3TC vai agir como um isolante térmico que, além de impedir a entrada do calor, também evita que o ar climatizado sofra os impactos da temperatura externa, otimizando e potencializando os sistemas como ar-condicionado e câmaras frias, o que contribui para a economia energética e a manutenção da sustentabilidade.

Trata-se, ainda, de um material atóxico e hidrofugante, ou seja, que não sofre hidrólise e não acumula umidade, por isso evita a ploriferação de mofo, fungos e bactérias, um fator muito importante para a atividade do cliente, que maneja produtos frágeis.

Além do controle do calor, a tecnologia também é capaz de reduzir o consumo de energia. O presidente da 3TC Isolamento destaca a diferença nos gastos que a instalação proporciona: “O principal objetivo é ajudar nossos clientes a diminuírem em seus negócios os impactos do calor, tendo em conta as mais diferentes realidades do País, que têm a questão do clima e da incidência do sol tão críticas. O benefício da tecnologia que fornecemos vai além da climatização, uma vez que permite a elevação no nível de eficiência energética no contexto dos nossos clientes. De acordo com estudos da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), cada grau que se reduz em climatização pode gerar uma redução de até 3,5% no consumo de energia”, afirma Valentin.

A diferença de temperatura de superfície é demostrada pelo termômetro, que traz um comparativo da medição feita abaixo da estrutura metálica e sob do sistema de isolamento térmico 3TC.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Case
Fadel Transportes impulsiona eficiência operacional e crescimento com soluções TOTVS
Projeto da Dalca Brasil visa a instalação de células robóticas de paletização em empresa de pastifícios
Cummins Drivetrain and Braking Systems adota solução da D2P para transformação de sua logística internacional
Operação logística da Memphis é ampliada com suporte do WMS desenvolvido em GeneXus
Giltner Logistics otimiza fluxo de pagamentos com integração entre Upwell e Descartes Aljex
Com novo desenho, DHL Supply Chain torna a logística reversa de eletroeletrônicos da Green Eletron mais eficiente

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg