No mundo atual, o ambiente externo passa cada vez mais a influenciar a tomada de decisões e as diretrizes estratégicas nas empresas, relacionadas ao crescimento sustentável e à demanda do mercado.
Para as empresas e organizações torna-se necessário o conhecimento de fatores chaves para que possam obter sucesso, tais como:
– Conhecer a concorrência;
– Atender o que o cliente procura, através de pesquisas específicas;
– Desenvolver novas marcas e produtos que se diferenciem no mercado e que atendam as expectativas que são geradas pelo consumidor.
Baseado nesses aspectos podemos citar o conceito definido por Michael Porter (1989), sobre Estratégia da Competitividade, a saber: “Encontrar uma posição onde possa melhor defender das forças competitivas ou influenciá-las a seu favor”
Como parte das Estratégias do Negócio, é importante que se conheça informações que irão ajudar na análise, avaliações e na metodologia que deverá ser adotada.
– Entender a concorrência;
– Desenvolver estratégias inovadoras para o negócio;
– Posicionar-se no mercado com custos dentro dos padrões aceitáveis;
– Diferenciar o produto ou serviço no mercado e a forma que irá atender o cliente;
– Estar focado na demanda que poderá ser gerada.
Além desses aspectos que estão voltados para o “Ambiente Externo”, os Gestores deverão estar direcionados também para o “Ambiente Interno” do seu negócio, de tal maneira a efetuarem suas análises e diagnósticos focando os seguintes pontos:
– Cadeia de Valor (o produto agrega valor ao negócio);
– Modelo de Execução – Manufatura e Operações (fluxos operacionais);
– Metodologias e processos – produção;
– Cadeia de Abastecimento – interação entre fornecedores, armazéns, operadores logísticos, transportes/distribuição;
– Customer Experience (satisfação do cliente).
Aspectos fundamentais que interagem conjuntamente em toda a organização:
– Marketing;
– Administração & Finanças;
– Recursos Humanos;
– Tecnologia da Informação (sistemas & inovações tecnológicas);
– Cadeia Logística (Supply Chain).
Uma vez de posse de todas as informações disponíveis, poderá se consolidar um Diagnóstico Estratégico que deverá, então, possibilitar a elaboração de um Plano de Ações Estratégicas para o negócio.
Devemos considerar que os Gestores são as “peças-chaves” fundamentais na condução e execução das ações propostas, pois permeiam por todos os níveis da organização.
Somente com essa liberdade e comprometimento poderá se obter os sucessos desejados, bem como os resultados junto ao mercado.