Conheça os 3 principais erros no processo de expedição

06/11/2023

*por Marcel Farto, CEO da ONCLICK

 

O processo de expedição até o destino final é o que mais causa ansiedade no consumidor dentre as diversas etapas envolvidas na logística de um negócio. Afinal, se ao comprar pela internet não há contato direto com o produto, a pessoa costuma balancear entre o custo, quanto tempo irá demorar para chegar e a qualidade do envio.

Entregas que não são bem concluídas geram frustração e prejudicam a credibilidade da empresa. De acordo com uma pesquisa da NielsenIQEbit, em 2022, o nicho de e-commerce no Brasil teve uma alta de 24% no número de consumidores. Por isso, é essencial investir no processo da expedição de mercadorias. Abaixo, trago os 3 principais erros:

1. Falta de atenção no modal adequado

Com características próprias, cada produto exige necessidades que devem ser levadas em consideração para a escolha do tipo de transporte externo no processo de expedição, tais como tamanho, peso e nível de fragilidade.

A distância que será percorrida também demanda atenção. Por exemplo, a quantidade de viagens dentro de certo período é um fator que pode atrasar as entregas se não forem realizadas pelo modal correto.

Além do transporte fluvial e ferroviário, o rodoviário é o mais comum no país atualmente: 75% da produção é transportada por quilômetros de rodovias, de acordo com dados do Custos Logísticos no Brasil.

2. Não utilizar sistemas de gerenciamento

A tecnologia é uma grande aliada da gestão de empresas logísticas. Em especial, os sistemas operacionais que centralizam e cruzam informações em tempo real para relatórios, como o ERP, ajudem na eficiência do processo de expedição de mercadorias.

O ERP não somente evita a ocorrência de falhas humanas, mas ainda contribui para a organização dos pedidos, estoques e a contagem de itens que já foram entregues, promovendo, em última instância, a integração de toda a cadeia logística.

3. Displicência com o packing

O processo de embalar a mercadoria após sua coleta é chamado de packing, sendo um momento essencial para a garantia da qualidade da entrega. Isso porque, sem o uso das embalagens nem lacração corretas, há a possibilidade da danificação do produto antes que chegue às mãos do cliente.

Embora o baixo investimento traga a ideia de redução de custos, ele pode ser o responsável por tornar o processo mais oneroso – o barato pode sair caro!

A fidelização de clientes, algo muito buscado pelo mercado varejista, está diretamente ligada à satisfação das primeiras compras. Logo, é benéfico para a marca receber feedbacks positivos do processo de expedição, já que esta simboliza a conclusão do serviço e o seu fortalecimento diante dos olhos do consumidor.

 

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg