Same day delivery: como vender mais com a entrega expressa?

11/04/2023

*Por Vinícius Pessin, CEO da logtech Eu Entrego

Hoje em dia, os consumidores querem tudo cada vez mais rápido. Muitos clientes que têm resistência em comprar online alegam o tempo de entrega como principal barreira. Neste cenário, quando uma empresa utiliza o same day delivery de forma estratégica e consegue atender às necessidades diversas do mercado, com custos adequados, sai na frente da concorrência.

Segundo o anuário Trends 2022, feito em parceria entre Octadesk e Opinion Box, a desistência de compras por prazos de entregas longos representa 44%. Os dados mostram ainda que 25% dos consumidores deixariam de comprar de uma loja que não ofereça entregas no mesmo dia; 73% dos consumidores esperam que um e-commerce ofereça entregas ultra rápidas e 64% se dizem influenciados pelo prazo na hora de escolher.

Outro fator relevante é que a geração Z (que nasceu entre o fim da década de 1990 e 2010) declara que as entregas instantâneas e imediatistas são o novo normal. Ou seja, nos próximos anos será uma necessidade e não mais um diferencial.

O Brasil é o país com maior concentração de rodoviária de transportes de cargas do mundo. De acordo com a BBC, 58% do transporte no país é feito por meio de rodovias. Apesar da capilaridade, o prazo médio de entrega varia muito de acordo com cada região.

A logística expressa é uma forma de entrega mais rápida que pode aumentar vendas, suprindo as demandas em locais remotos e acelerando a operação até mesmo nas grandes metrópoles. Nessa forma de envio, um produto pode ser entregue no mesmo dia, depois da confirmação do pagamento.

Quando a compra é confirmada, o pedido é elencado como prioridade. Ele é separado no estoque, embalado e enviado antes dos demais para uma transportadora especialista em entregas expressas. Para isso, a organização precisa destinar uma equipe com foco nesses pedidos, e o valor da entrega expressa acaba sendo maior do que das entregas tradicionais.

Uma opção interessante para a empresa que quer investir nessa modalidade é contar com centros de distribuição descentralizados (mini-hubs ou dark stores), localizados em diversas regiões do país, conectados em redes de entregas, o que facilita a redução dos prazos para consumidores que vivem fora dos grandes centros.

Mesmo sendo uma tendência que ainda esteja em uso muito mais em varejistas de grande porte, o same day delivery já está se espalhando pelo mercado a passos largos. Empresas de médio e pequeno porte, aos poucos, já começam a adotar essa modalidade de entrega, conforme percebem que suas vendas aumentam quando prazos mais rápidos de entregas são disponibilizados.

Além de impulsionar as vendas do e-commerce, também acompanha a agenda de tendências dos consumidores, trazendo maior taxa de fidelização e recorrência da compra, ampliando a confiança na marca e trazendo a oportunidade de atender uma fatia importante do mercado mais exigente.

O fato é que qualquer segmento de negócio está sujeito a mudanças no comportamento do cliente e a períodos de incerteza na economia, o que pode gerar uma série de impactos negativos. No entanto, quando o empreendedor olha à frente, consegue se organizar para oferecer esses pequenos diferenciais que contam demais na corrida pela maior fatia de mercado.

Afinal, o cliente que opta por esse tipo de entrega não quer ter nenhuma dor de cabeça e gosta de praticidade. Com esse olhar e, utilizando as ferramentas certas, a entrega expressa pode ampliar vendas e a fidelização dos consumidores. Bora entregar rápido?

*Vinicius Pessin é CEO da logtech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail: euentrego@nbpress.com.br.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg