Megatendências ditam o novo mundo da mobilidade

16/01/2023

As novas tecnologias mudam a forma como enxergamos o mundo e os produtos e serviços que consumimos e, além delas, há um fator ao qual precisamos ficar atentos: as megatendências. Nos negócios, é indispensável considerar a relação que elas têm com o mercado global e local, pois são elas que moldam o presente e o futuro. 

Megatendências têm o poder de mudar a forma como as pessoas vivem, além da economia, cultura, tecnologia, entre outros. No caso da mobilidade, há, atualmente, duas grandes: Greener e Smarter. Isto é, nos moveremos, cada vez mais, de forma sustentável e inteligente. E o que isso significa? Podemos separar as duas tendências em mais três: ascensão da mobilidade compartilhada, digitalização e transporte tornando-se cada vez mais sustentável. 

A tecnologia revolucionou a forma como nos locomovemos, com o surgimento de soluções como aplicativo de transporte individual, aluguel de bicicleta, pagamento de transporte público e até de multas de trânsito. Porém, todas essas possibilidades de modais foram surgindo em diferentes plataformas, o que faz com que o usuário tenha de baixar vários aplicativos e acabe não encontrando com facilidade o que gostaria. Dito isso, destaco a mobilidade compartilhada, em que uma pessoa pode usufruir de bicicletas e carros, por exemplo, sem ser dona desses itens. Falo de apps que trazem a mobilidade como um serviço, com diversas possibilidades de modais em uma única plataforma, de forma que o usuário possa analisar a melhor opção para o seu deslocamento, de acordo com o dia, e realizar o pagamento de forma simplificada. 

A segunda tendência é a digitalização, com carros conectados à internet, que funcionam como um hub de dados. Isso tem sido um diferencial na hora da compra de um carro, pois traz uma série de benefícios, como a comunicação bidirecional, que oferece serviços variados para o dono, como acesso a streaming e destravamento automático. Quando trazemos isso para o setor de gestão de frotas, transformamos esses dados em inteligência para o negócio e apoio à tomada de decisão, que inclui ações como ajudar o gestor a identificar qual o melhor momento para realizar a manutenção do veículo, chamar um serviço de emergência e sugerir a melhor rota para abastecimento, entre outras. 

A última, mas não menos importante tendência, é a sustentabilidade, que demanda, cada vez mais, um transporte e mobilidade de baixa ou neutra emissão de gases de efeito estufa. Segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (Seeg), o setor de energia, que inclui o transporte, foi responsável por 13,4% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil em 2020 e 25% das emissões de CO2 globais são provenientes do transporte, segundo relatório apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2018. Trata-se, portanto, de um ritmo de emissões sem precedentes e algo precisa ser feito, já que não temos um planeta B. Quem trabalha no setor de mobilidade precisa ser protagonista em ações que ampliem a conscientização, reduzam, evitem e compensem as emissões de carbono remanescentes.

Imagine um futuro com essas e outras megatendências em curso e a tecnologia ainda mais presente no nosso dia a dia e nos centros urbanos movimentados, agilizando a vida das pessoas e cuidando do meio ambiente. Devemos nos preparar agora, pois, em uma época em que tudo evolui muito rápido, se já é tendência, é também realidade.

* Douglas Pina é diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil

Compartilhe:
Primeiro Scania elétrico do Brasil é da Reiter Log. A aquisição faz parte da estratégia de logística verde da empresa
Primeiro Scania elétrico do Brasil é da Reiter Log. A aquisição faz parte da estratégia de logística verde da empresa
Tragetta, que projeta faturamento de R$ 1,6 bilhão, lança plataforma de entrega expressa e expande atuação no Brasil 
Tragetta, que projeta faturamento de R$ 1,6 bilhão, lança plataforma de entrega expressa e expande atuação no Brasil 
naPorta expande operações para Espírito Santo e Minas Gerais e amplia logística para comunidades
naPorta expande operações para Espírito Santo e Minas Gerais e amplia logística para comunidades
Rondon Wendler assume como novo diretor comercial do Grupo TGA
Rondon Wendler assume como novo diretor comercial do Grupo TGA, que prevê novos investimentos e iniciativas
Aliança Navegação e Logística inicia operações na APM Terminals Suape, PE, em setembro
Aliança Navegação e Logística inicia operações na APM Terminals Suape, PE, em setembro
Uso de pontos de recebimento cresce 53% entre PMEs no e-commerce, aponta Mapa da Logística da Loggi
Uso de pontos de recebimento cresce 53% entre PMEs no e-commerce, aponta Mapa da Logística da Loggi

As mais lidas

01

Insights Logweb - O movimento da semana de 17 a 21 de agosto
Insights Logweb – O movimento da semana de 17 a 21 de agosto

02

Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças
Pedágios free flow: CNH do Brasil passa a avisar motoristas sobre cobranças

03

Promovido pela Logcomex, Comex Tech Forum 2026 reúne lideranças para debater IA no comércio exterior
Comex Tech Forum 2026, promovido pela Logcomex, reunirá lideranças para debater avanço da IA no comércio exterior