Por Clayton Bastos, Sales Manager da CHEP Brasil
Neste ano teremos três eventos que mobilizam muito a sociedade e, por consequência, o varejo e a movimentação de cargas, uma vez que as pessoas são motivadas a consumir. Em novembro de 2022 começa no Brasil uma jornada que prevê um aquecimento econômico, iniciando-se com a Black Friday (25/11), a Cyber Monday (28/11), a Copa do Mundo (que começou em 20/11 e vai até meados de dezembro) e o Natal (25/12).
O transporte, armazenamento e entrega de produtos é fundamental para atender de forma eficiente uma demanda que dispara em datas comemorativas. É uma das partes mais importantes a ser considerada nesse período de vendas, que é visto por muitas empresas como uma grande oportunidade para aumentar o faturamento e lançar novos produtos e serviços.
E mais do que isso: que promova uma economia circular e garanta que não haja mais prejuízo ambiental, garantindo um consumo consciente. Além da própria preocupação crescente de consumidores com os impactos ambientais, cada vez mais empresas estão comprometidas com uma economia regenerativa.
A CHEP, empresa global de logística sustentável, parte do grupo Brambles, tem como seu core business a logística sustentável, baseada no sistema de pooling, apoiada por uma rede de centros de serviços em todo o Brasil, ou seja, plantas a partir dos quais os paletes encomendados são entregues aos clientes. O pooling funciona como um “aluguel” em que a CHEP é responsável pelo transporte, reparo e entrega de paletes. No mundo todo são 750 centros de serviço e mais de 500 mil pontos de entrega. Só no Brasil são 19 centros de serviço.
Nossa empresa é líder mundial com ampla experiência em serviços de pooling de paletes e contentores que permitem reduzir custos e otimizar os processos logísticos em diversos setores e indústrias. Com crivo da RDC Environment, a calculadora “O poder do pooling” auxilia na identificação imediata de potenciais formas de redução de resíduos e emissão de carbono, comparando nosso palete CHEP ao branco comum (PBR), e o cliente tem, assim, a visibilidade de suas economias em sustentabilidade ao utilizar a logística sustentável CHEP.
O impacto total para a sociedade e o meio ambiente de um sistema de economia circular é impressionante. No último ano, globalmente, as soluções da CHEP ajudaram seus clientes a alcançar as seguintes economias: 2,5 milhões de toneladas métricas de CO2 – o equivalente ao CO2 emitido por aproximadamente 473 residências em um ano; 4.470 megalitros de água – ou aproximadamente 1.788 piscinas de tamanho olímpico; e 3,2 milhões de metros cúbicos de madeira.
Diante de todo esse cenário, pode-se destacar que o planejamento antecipado da logística é fundamental. E a adesão a um sistema fechado de pooling agrega não somente ganhos ambientais, mas também financeiros. O grande salto na preferência dos brasileiros por meios de compras on-line nos últimos anos tende a se consolidar em 2022. Para Black Friday e Natal, as pessoas, ao mesmo tempo, saem mais às ruas e vão às compras por produtos com vidas de prateleira mais curta. Para a Copa, também prevemos compras de giro alto, como alimentos e bebidas. Agora já estamos em um período muito forte de estoque em todos os segmentos, e a logística deve estar preparada para atender não somente este pico de demanda, mas também as ondas dentro deste período. Em janeiro ainda estaremos em forte movimentação de produtos, pois é o período de pós-venda e entrega de compras.
Depois de analisar a demanda, concorrência e mercado, é primordial antecipar a estratégia em logística para que a experiência do cliente seja a melhor possível. Prepare-se para vender mais e esteja pronto para a alta procura nos canais de atendimento, além de garantir que o cliente receba as peças adquiridas na data correta. A CHEP já está preparada e começou a atender empresas e distribuidores que estão produzindo e vendendo mais. Ter um suporte logístico capacitado e experiente vai ser o diferencial para o varejo neste final de ano, em que três grandes eventos se somam.









