Gerenciamento de facilities: o que é e qual a melhor forma de contratação para sua empresa?

04/10/2022

*Por Satoshi Yadoya 

Tendo como principal propósito promover melhorias para a qualidade de vida das pessoas e sua produtividade, o gerenciamento de facilities tem como função a integração de diversos serviços e atividades necessárias para o bom funcionamento de um escritório ou galpão logístico.

A partir do planejamento e gerenciamento adequado de serviços como limpeza, materiais de escritórios, logística interna e armazenamento, recepção, segurança, motoboys, entrega de correspondências, entre outros, essa atividade aprimora os principais processos de suporte de uma corporação.

Esse conjunto de serviços pode ser contratado de duas formas, sendo elas:

Managing agent – os contratos são firmados entre demandante e prestadores de serviços, mas a gerenciadora pode intermediar a busca por fornecedores, qualificação, determinação de escopo, SLAs e ainda ficar como responsável pelo gerenciamento dos serviços após a contratação;

Principal – o demandante firma um contrato com a gerenciadora e a partir de então os contratos são firmados entre gerenciadora e prestadores de serviço, de forma que todos os processos descritos acima são de responsabilidade integral da gerenciadora;

Os dois modelos têm como proposta a agregação de valor à corporação. O ponto principal a ser avaliado é qual a opção que melhor atenderá às necessidades da empresa, dentro de cada realidade, incluindo otimização e custos.

Tecnologia, organização e integração

Quando a opção escolhida é por contratação direta, o gestor precisa dispor de total atenção da administração das contratações de fornecedores, processos burocráticos, monitoramento e bom andamento desse ecossistema.

Porém, quando a empresa opta por ter esse processo administrado por uma consultoria especializada em serviços imobiliários, tais contratações são otimizadas e integradas. Esse tipo de contratação pode ser feita de duas formas: quando os contratos são firmados entre empresa e fornecedores, tendo a consultoria como intermediária para o gerenciamento, ou quando a empresa firma um contrato direto com a gerenciadora que se torna responsável por todos os processos.

Algumas das principais vantagens de contratar uma empresa com foco neste tipo de gerenciamento são:

  • Integração dos serviços terceirizados, gerando economia no aspecto financeiro;
  • Segurança de contratos com empresas aptas legal e juridicamente para exercer as funções;
  • Planejamento dos investimentos, atendendo as demandas da empresa e custos;
  • Prestação de contas sobre os serviços entregues;
  • Todos esses benefícios são parte de uma grande gama de serviços necessários para as empresas que, quando contam com a expertise de uma consultoria do ramo, podem contar com o acompanhamento completo das entregas. Outra vantagem – além de tornar o processo menos complexo – é a economia, tanto nos custos quanto no tempo administrativo.

 

*Satoshi Yadoya, Diretor de desenvolvimento de negócios da Cushman & Wakefield

 

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