Consumidores digitais e sustentáveis transformaram a cadeia logística

03/11/2021

*Por Luciana Lacerda

Os últimos dois anos – principalmente com a crise advinda da pandemia do coronavírus – mo ao mundo o quanto a digitalização e a transformação digital são impactantes para toda uma sociedade. Dados de um estudo da Nielsen apontam que o e-commerce brasileiro terá um crescimento de 26% em 2021 e suas transações poderão totalizar, aproximadamente, R$ 110 bilhões. Isso engloba não apenas as grandes redes varejistas e supermercadistas, mas também o pequeno comércio, reflexo dos canais online procurados pelos consumidores.

Além da conveniência e agilidade nos processos, o novo consumidor está atendo às questões que envolvem sustentabilidade e exigem, cada vez mais, modelos logísticos econômicos e sustentáveis, o que indica que um gerenciamento responsável da cadeia de suprimentos tem grande impacto nas emissões de carbono. O Fórum Econômico Mundial estima que as operações logísticas respondem por algo em torno de 50% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Com essa análise, os operadores logísticos passaram a avaliar as operações e concluíram que reduzir os danos ao meio ambiente é importante não apenas pelo aspecto social, mas também comercial. A partir disso, constatou-se que a cooperação entre indústrias, empresas logísticas e órgãos públicos é fundamental para que os serviços de logística urbana sejam cada vez mais sustentáveis.

Em todas as empresas e setores, o aprendizado fundamental para o futuro está relacionado ao aumento da resiliência da cadeia de abastecimento e ao reconhecimento de que, apesar de todas as questões econômicas, a transformação do perfil de consumo veio para ficar. O omnichannel, atualmente, fluidifica a experiência de compra. O uso massivo de dados, realidade virtual, personalização da experiência de compra e processos sustentáveis com baixo impacto ao meio ambiente são as novas diretrizes que o consumidor procura ao efetuar uma compra. Em razão disso, é fundamental o envolvimento dos operadores logísticos em questões ambientes para fins de monitoramento e para desenvolver processos mais eficientes.

Experiências on-line e offline não mais coabitam, mas se fundiram. A loja física já se digitalizou e agora aposta no sensorial, no lúdico, no envolvente, nas questões sociais e ambientais. Tudo isso completamente interligado, pois é a chave para alcançar um consumidor cada vez mais volátil e exigente.

Os consumidores não querem apenas uma entrega rápida e gratuita, eles também desejam o máximo de conveniência. Com as populações cada vez mais urbanas, a cadeia produtiva precisa assumir um novo modelo sustentável, fornecendo a flexibilidade e a reatividade exigidas, sobretudo, com a adoção de formas de transporte mais ecológicas e automatizadas.

A ascensão cada vez maior do phygital (físico e digital) ilustra perfeitamente a revolução do varejo. Hoje, ser capaz de entregar tudo imediatamente e em qualquer lugar é crucial para fazer a diferença. Com a saturação do espaço urbano e a intensificação dos fluxos logísticos, principalmente, com o boom do e-commerce, as grandes cidades e empresas de logística precisam coordenar suas ações e repensar a abordagem em relação à distribuição urbana. Isso é ainda mais crucial dentro de um cenário com consumidores hiperdigitalizados e ecologicamente corretos.

*Luciana Lacerda é diretora de operações da FM Logistic do Brasil

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Macroex entra no setor de ferrovias com exclusividade da Rail King no Brasil
Macroex entra no setor de ferrovias com exclusividade da Rail King no Brasil
DHL Express inaugura unidades no Rio de Janeiro para envios expressos
DHL Express inaugura unidades no Rio de Janeiro para envios expressos
O-I Glass inaugura centro de distribuição na Serra Gaúcha para atender produtores regionais de vinho e suco
O-I Glass inaugura centro de distribuição na Serra Gaúcha para atender produtores regionais de vinho e suco

As mais lidas

01

Reforma Tributária exige reconfiguração fiscal e operacional no setor logístico a partir de novas regras de tributos
Reforma Tributária exige reconfiguração fiscal e operacional no setor logístico

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo