CHEP transforma mais de 54 toneladas de resíduos em sustentabilidade na fábrica de Louveira (SP)

A CHEP, empresa global de logística sustentável, alcançou a marca de reciclagem de 54,4 toneladas de resíduos em sua planta localizada em Louveira, interior de São Paulo, em 2023. Esses resíduos, provenientes da produção e do reparo de paletes, são transformados em novos recursos por meio do processo de reciclagem.

A iniciativa existe há 7 anos em Louveira e, desde o princípio, toda a verba adquirida pela reciclagem desses materiais é reinvestida em ações ambientais, ampliando os impactos positivos no meio ambiente e promovendo um ciclo de responsabilidade corporativa.

Planta de Louveira da CHEP Brasil

Agora, no curso de 2024, a média de reciclagem já atingiu 95%. “Não só temos um setor responsável pelo gerenciamento destes materiais, como também estabelecemos metas globais de reciclagem. Aqui em Louveira, nosso objetivo é destinar corretamente 90% dos resíduos, e estamos orgulhosos em superar essa meta, demonstrando nosso firme comprometimento com o meio ambiente”, declara André Cardoso, Country Manager da CHEP no Brasil.

Além de superar metas de reciclagem, a CHEP também estabelece padrões para a geração de resíduos. Em 2024, a empresa registrou um índice positivo de apenas 0,30 kg por palete produzido, demonstrando um esforço contínuo para minimizar seu impacto ambiental.

Entre os resíduos gerados, as madeiras seguem um processo especializado, além de serem 100% certificadas. Mesmo quando descartadas, elas passam por um processo de queima que não compromete o ecossistema, proporcionando à empresa um custo zero no manejo desse material. “Asseguramos que nenhum recurso usado em nossas operações vá para aterro sanitário”, completa André.

A gestão de resíduos na planta de Louveira envolve diretamente oito colaboradores, além de contar com uma infraestrutura composta por 55 coletores de coleta seletiva, otimizando ainda mais o gerenciamento de resíduos e fortalecendo o compromisso da CHEP com a sustentabilidade.

Para garantir a conscientização de seus colaboradores, a CHEP realiza campanhas de comunicação interna, oferecendo treinamentos e materiais institucionais que destacam a importância da preservação ambiental e do uso eficiente dos recursos.

Todas essas ações visam a uma cadeia de abastecimento regenerativa e estão alinhadas aos pilares de sustentabilidade da Brambles, empresa detentora da CHEP: Planeta Positivo, Comunidades Positivas e Negócios Positivos, com metas globais como, por exemplo, buscar o desenvolvimento sustentável de 2 árvores para cada uma utilizada, 100% de eletricidade com fontes renováveis, garantir a alimentação de 10 milhões de pessoas, entre outros.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Logística e Meio Ambiente
Cargo X firma parceria com Cimento Apodi e projeta compensar até 2 mil toneladas de CO2 em 2025
Especialistas defendem, em painel na Intermodal 2025, ações coordenadas para uma logística de baixo carbono
JBS multiplica por 7 frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂
Empresa de logística sustentável otimiza as entregas de e-commerce, com destaque para o Dia das Mães
Vamos falar de transição energética, ou descarbonização? Veja os destaques
MRS implanta carregamento solar de baterias em locomotivas e amplia produtividade e sustentabilidade

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg