Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de agosto de 2005

Ulma desenvolveu instalação logística automatizada para a Danone espanhola

A Ulma Handling Systems desenvolveu um projeto global de logística e armazenagem para a Danone espanhola e o seu operador logístico, a Salvesen Logística, visando a melhoria dos processos e a integração de diferentes soluções que haviam sido abordadas no passado pelos clientes de maneira isolada.
Considerado um dos projetos mais importantes da Ulma para o setor alimentício – principalmente se for levado em conta que, particularmente no setor de frio, cumprir com êxito a conservação idônea do produto perecível é um dos problemas enfrentados por muitas empresas, ele envolve a automatização dos sistemas de fabricação e dos sistemas de distribuição, os quais foram unidos de modo a oferecer uma solução logística de grande envergadura.
O projeto consta de duas instalações conectadas entre si por um sistema de transporte automático: a primeira delas integrada ao processo de produção da Danone (denominada Casanova) e a segunda situada no Centro Logístico operado pela Salvesen Logística (denominado Alba).

A instalação Casanova
Casanova é uma instalação classificada tecnicamente como F.A. (Factory Automation). É integrada por um sistema de transportadores que, conjugando transelevadores, permite a criação de um pulmão, usado para o acúmulo de paletes procedentes dos sistemas de envase e paletização, assim como seu armazenamento temporário em câmaras frigoríficas e/ou estufas de aquecimento. Os processos críticos contam com sistemas redundantes de segurança, com o objetivo de minimizar possíveis incidências.
O sistema de controle e gestão desenvolvido pela Ulma controla todos os processos e sua temperatura, integrando, também, os processos de controle que garantam a qualidade do produto e a rastreabilidade completa dos paletes ao longo das diferentes fases de produção. Assim, os diferentes produtos que passam pela instalação contêm todas as informações relativas ao exato momento em que se checam estas informações: tempo, temperatura, lote de fabricação, etc.

A instalação Alba
Esta instalação, classificada tecnicamente como DA (Distribuition Automation), se encontra em uma área completamente refrigerada e recebe os paletes procedentes da instalação Casanova. A conexão entre as duas instalações é totalmente automatizada, não requerendo a intervenção humana até a saída da expedição, para o carregamento dos caminhões.
Assim, os paletes procedentes da produção são dirigidos até ao armazém automático, onde os transelevadores procedem à localização dos paletes segundo os critérios estabelecidos para o sistema de gestão.
Para assegurar um funcionamento ótimo e seguir em direção, tanto a armazenagem quanto a preparação de pedidos, foi disposta uma cabeceira de transportadores na instalação que permite, por um lado, enviar diretamente à zona de expedição, paletes procedentes da produção, se as urgências na preparação de pedidos assim o exigir.
Por outro lado, o desenho do sistema de transporte na cabeceira do armazém é tal que permite ao sistema responder, de forma dinâmica, a uma eventualidade que dificulte o armazenamento de um palete em sua localização inicialmente endereçada. Evita-se, assim, um possível, apesar de pouco provável, colapso da reposição de paletes da área de produção.
Como é possível notar, o projeto envolve duas instalações altamente integradas que podem funcionar de maneira independente. Uma instalação orientada à elaboração de produtos lácteos e outra orientada à distribuição destes mesmos produtos junto a outros que são geridos pelo operador logístico.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal