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Conteúdo 10 de maio de 2002

Transporte de cargas: Terceirização é tendência

Segundo declarações de Alan
Taliaferro, sócio sênior da Kom Internacional, a nova
tendência na logística é a terceirização
das atividades de transporte de cargas.

Um dos principais motivos – segundo
ele – é a concorrência cada vez mais acirrada do médio
e pequeno varejo com as grandes redes nacionais e internacionais.
“Para oferecer preços competitivos, sortimento de produtos
e gôndolas sempre cheias, os pequenos e médios varejistas
exigem maiores níveis de eficiência no abastecimento
de suas lojas, o que só pode ser realizado se os seus fornecedores
recorrerem a transportadoras especializadas”.

Na avaliação de Taliaferro,
com as mudanças que estão ocorrendo no mercado, a
operação de transporte se transformou em uma atividade
extremamente complexa. “De um lado está o varejo, que
precisa ser atendido com maior freqüência, mantendo seus
níveis de estoque baixos, e exige rapidez na entrega dos
produtos. E do outro lado está o fornecedor que, tendo de
se preocupar com a constante modernização da frota,
monitoramento das cargas, manutenção e treinamento
de motoristas, corre o risco de perder o controle dos seus custos
logísticos.”

Ele afirma que, ao terceirizar a operação,
fabricantes, atacadistas, distribuidores e operadores logísticos
vão poder contar com empresas especializadas, que já
possuem toda essa estrutura. E, dessa forma, podem se concentrar
no verdadeiro foco do negócio.

Para as empresas que planejam terceirizar
os seus transportes, o sócio senior da Kom International
faz algumas recomendações. A primeira é avaliar
o custo da atividade para a empresa, comparando com o custo de uma
transportadora contratada. “A empresa não precisa terceirizar
toda a atividade, somente aquelas que não tenha condições
de executar, por serem muito caras ou complexas. Ou, no caso de
entregas complementares, que não necessitem de uma estrutura
fixa”, acrescenta.

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