Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de dezembro de 2005

TRANSPORTADORA RISSO DESENVOLVE PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA MOTORISTAS

A Transportadora Risso (Fone: 14 3604.3000) desenvolve um trabalho de treinamento voltado para a direção econômica e defensiva com todos os motoristas da empresa – é o “Programa Dirigir Bem”.
Segundo João Francisco De Lucca, supervisor de Estudos Econômicos da Risso, o treinamento é realizado na própria empresa, aos sábados, sendo que a participação dos motoristas é voluntária. “No inicio do projeto eram poucos os participantes, mas com o passar dos meses os motoristas foram se motivando. Muitos temas foram e estão sendo abordados nos encontros, como código de trânsito (atualizações, multas, legislação); conservação do veículo; informações sobre média de consumo, postos de abastecimentos e paradas especificas; sistema de rastreamento; comportamentos (clientes, filiais, policiais); aparência do motorista; segurança nas estradas (locais com índice de roubos e acidentes mais freqüentes); desenvolvimento pessoal (alcoolismo, tabagismo, drogas, depressão, alimentação, doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, stress); responsabilidades/atribuições; cargas perigosas; seguro de carga/seguro de frota; e PRCC (Projeto de Redução no Consumo de Combustível).”
De Lucca destaca que, no início, a Risso enfrentou o problema de resistência por parte dos motoristas, mas que a solução encontrada para incentiva-los a participar da reunião foi oferecer uma premiação, que tinha como critério a participação, idéias e sugestões.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS
De Lucca explica que o Projeto de Redução no Consumo de Combustível (PRCC) teve início em maio de 2005, prevendo uma redução do consumo em torno de 5%. O treinamento dos motoristas está voltado para a direção econômica, ou seja, dirigindo na faixa de menor consumo do veículo (faixa verde) e acompanhando as médias por abastecimento, o profissional estará controlando sua performance no veículo. Foi criado um formulário, onde todos os motoristas, no ato do abastecimento, verificam a média de consumo no período. E com a criação de metas de consumo pela empresa, eles verificam o quanto alcançaram da meta padrão proposta.
A média padrão é uma analise de média de consumo por tipo de veículo acrescida de um percentual (meta), deixando essa média padrão como uma meta de consumo de combustível. Desta forma, o próprio motorista faz a sua análise de consumo.
No início do programa, determinou-se uma quantidade de quilômetros que seria tida como base para cálculos. Foi feita uma média de quilômetros rodados no período de janeiro a abril de 2005 e obteve-se 603934 km ao mês.

A tabela 1 mostra quantidade de litros e valores:

Mês Litros Redução
Total 19666 12,75%
Média 6555,33 4,25%

A tabela 2 mostra a economia alcançada nos meses da implantação do programa:

Mês Economia Redução
Total R$ 24.033,73 9,28%
Média R$ 8.011,24 3,09%

Enersys
Savoy
Retrak
postal