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Conteúdo 10 de julho de 2005

Transfolha promove encontro com franqueados em busca de aprimorar a qualidade oferecida a seus clientes

Preocupada em manter e revisar a padronização de toda a sua rede de franqueados, que atuam em todo o Brasil, a empresa promove encontros periódicos, visando, também, estar aprimorando a qualidade que sempre norteou os serviços oferecidos.

Numa atitude que pode ser considerada rara entre as empresas de entrega de produtos editoriais, como jornais e revistas, bem como encomendas comercializadas através da internet, marketing direto e televendas, a Transfolha Transporte e Distribuição, empresa do Grupo Folha, realizou, na semana de 30 de maio a 3 de junho último, em São Roque, no interior do Estado de São Paulo, o 6º encontro nacional com 44 de seus franqueados.
Destes, três eram da Grande São Paulo, 27 do interior do Estado de São Paulo e 14 de outros estados brasileiros que, juntos, são responsáveis pela logística da Transfolha em 1 148 municípios brasileiros.
Dizemos raro por que são poucas as empresas destes segmentos que realmente se empenham em reunir seus representantes, e muito menos seus franqueados – a Transfolha é a única empresa deste segmento que possui um sistema de franquia -, em busca de um treinamento e de um alinhamento de idéias.
“Estes encontros são realizados visando ao treinamento, bem como ao oferecimento de suportes nas áreas jurídicas, financeiras, tributaristas, fiscais, tecnológicas, etc. Também buscamos com estes eventos a padronização na forma de operação e tomada de decisões, além de promover e aperfeiçoar o relacionamento entre os franqueados da rede, com valiosa troca de experiências, fornecer e obter feedback de performance nos canais em que atuamos. Sempre convidamos um ou dois de nossos clientes para fazerem uma apresentação de suas empresas e produtos. Um fato relevante é que todo o ‘Projeto do Evento’ é elaborado e posto em prática pelos profissionais da Transfolha, com base nos fatos que ocorrem no dia-a-dia de cada departamento, o que torna os trabalhos desenvolvidos em verdadeiros ‘cases’. Enfim, procuramos fazer com que toda a rede esteja engajada em proporcionar o melhor nível de serviços ao nosso mercado de atuação”, explica Clóvis Toniolli, diretor da Transfolha.
Afinal, como diz Antonio José Ferreira, gerente comercial da empresa, o que se vende não é apenas a entrega, mas todo o sistema integrado e informações sobre o processo.
“Realmente, buscamos a integração dos franqueados de todo o Brasil, fazer a unificação do processo, promover a consciência de grupo único”, destaca Ferreira, acrescentando que a rede é composta por empresários oriundos do segmento logístico e por profissionais da Folha que decidiram iniciar uma nova jornada profissional.

Início
Toniolli também salienta que os encontros com os franqueados tiveram início no ano de 1 999, com reuniões de dois dias, realizadas no auditório da própria empresa. Depois passou a ser utilizado um hotel no centro de São Paulo e, mais tarde, um hotel com um pouco mais de infra-estrutura. “Já há três anos estamos realizando estes encontros, durante uma semana inteira, no Hotel Fazenda Alpino, em São Roque, SP, que dispõe de toda a infra-estrutura para que nossos encontros atinjam os resultados esperados, não só pela Transfolha, como para a própria rede de franqueados”, diz ele.
O diretor também destaca que é realizado um encontro a cada semestre. “No último encontro, tivemos a apresentação de dois de nossos clientes, Trip Editora e Editora Banas. Também tivemos as palestras das assessorias jurídicas (Novoa Prado) e fiscal/tributária (DGR), bem como apresentação da circulação da Empresa Folha da Manhã, das áreas comerciais (assinaturas e venda avulsa) e operações e atendimento ao leitor. O evento também contou com a apresentação de proposta da empresa Rasgamato, para padronização visual de toda rede, e de palestra do gerente comercial da Transfolha, focando a evolução do mercado e de nossos concorrentes. Também houve a apresentação de minha palestra, sobre liderança e motivação. Além disso, realizamos várias dinâmicas, incluindo uma gincana em que os franqueados foram divididos em quatro ‘empresas’. Os ‘profissionais’ que trabalharam para esta ‘empresa ficticia’ foram lincados em atividades esportivas, como goleiro, arremessador de varas, tiro livre em basquete, além de quatro competições em equipes, duas dinâmicas de raciocínio lógico e duas de competições em equipes. Em todas elas ocorriam ganhos ou perdas de valores em reais, dependendo do sucesso ou insucesso obtido por cada ‘profissional’. No final fizemos uma grande comparação dos business plan com os resultados reais alcançados e ainda comparando-os entre as quatro empresas. Desta forma pudemos fornecer vários feedbacks para os franqueados da rede. Por fim tivemos um jantar (churrasco) de confraternização, onde foram distribuídas medalhas à empresa que apresentou o melhor resultado e troféus aos três profissionais que trouxeram as melhores rentabilidades para suas empresas”, explica o diretor.

Resultados
Sobre os resultados alcançados nestes eventos, Toniolli explica que, como em todos os encontros com os franqueados, em cada um deles as expectativas são superadas e o resultado é o crescimento constante da Transfolha, com relação a sua participação no mercado. Ainda de acordo com ele, isto traz um ótimo problema, “que é o de nos superarmos para o próximo encontro, que acontecerá em novembro”.

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