Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de junho de 2006

TENDÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO SCM NO BRASIL

Na última década, a compreensão e o interesse pelas aplicações e potencialidades do Supply Chain Management têm crescido mundialmente. As conseqüências no Brasil têm sido significativas nas áreas de serviço, notadamente na área de consultoria especializada e na indústria, particularmente na área automotiva, que vem se empenhando em tornar as propostas inovadoras em práticas efetivas nas empresas, sejam elas nacionais ou multinacionais, que compõem sua Cadeia de Abastecimento.

 

SITUAÇÃO ATUAL
O Outsourcing, utilizado inicialmente em áreas de suporte, como informática, vem se tornando a cada dia uma prática mais efetiva e amplamente utilizada nas áreas de produção, manutenção, distribuição e marketing. A opção por terceirizar áreas específicas e estratégicas passou a significar uma relação de parceria e integração nos negócios, que deve ser bem planejada e implementada, de preferência balizada por uma entidade externa (consultoria), com o objetivo de garantir que as necessidades atuais e futuras das partes serão atendidas, em termos de crescimento do relacionamento colaborativo, desenvolvimento interdependente e investimentos necessários. Na indústria, o processo de seleção de um novo parceiro logístico tem um impacto importante no seu desempenho junto ao mercado, que vai além do inbound e outbound, chegando ao maior grau de facilidade na concepção e desenvolvimento de produtos e planos de crescimento.


O Benchmarking tornou-se também uma ferramenta que viabiliza disponibilizar e obter informação no mercado, com o objetivo de integração das estratégias competitivas das cadeias produtivas, compatibilizando e adequando as medidas de desempenho de cada empresa às realidades e aos objetivos do segmento onde estão inseridas.
Agregando-se nesse compartilhamento de informações e integração de infra-estrutura entre clientes e fornecedores se inserem diversas Iniciativas de Integração que passam por sistemas e práticas gerenciais (EDI, Reposição Automática, ECR, Lean Manufacturing, SCOR), agilizando as operações no padrão just-in-time e diminuindo a necessidade de estoques ao longo da cadeia, aumentando a visibilidade das necessidades de abastecimento dos clientes e o grau de previsibilidade da demanda, beneficiando o balanceamento da capacidade produtiva por parte dos fornecedores e adicionalmente demandando das partes um alto grau de agilidade na solução de gap´s e desvios operacionais.

O Desenvolvimento Colaborativo de novos produtos, com o envolvimento prévio dos fornecedores, tem se mostrado também como tendência irreversível, proporcionando uma drástica redução de tempo entre o projeto e a finalização do produto acabado, além de diminuição de custos inseridos nesse processo.
A contínua reestruturação e consolidação da quantidade de fornecedores e clientes tem possibilitado um maior grau de sinergia nos resultados finais, tanto econômicos quanto ligados ao aumento de nível de serviço e eficiência, ao aumento do relacionamento colaborativo e ao surgimento e construção de parcerias anteriormente inviáveis no médio/longo prazo.

O objetivo básico do SCM é maximizar e efetivar a potencialidade sinérgica da empresa com os player´s de sua cadeia produtiva, atendendo aos clientes de forma eficiente, com custo reduzido e adicionando valor ao produto final, com maior grau de automação e previsibilidade da demanda.

Colaboração técnica: Fernando Neres, consultor sênior de Supply Chain da Qualilog Consultoria, que desenvolve suas atividades no aconselhamento e implementação de soluções em logística e supply chain management no nível estratégico e operacional. www.qualilog.com.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal