Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 8 de agosto de 2006

Tendências apontam para crescimento

Isto porque, de acordo com especialistas do setor, a locação de empilhadeiras e paleteiras é uma alternativa para otimizar as operações das locatárias, possibilitando-lhes redução de custos e maior foco nos seus próprios negócios.

Quais as tendências em termos de locação de empilhadeiras e paleteiras, já que a atividade parece estar consolidada no país como alternativa à compra pura e simples dos equipamentos?
Vários especialistas na área, como André Kassardjian, engenheiro de frota da Alphaquip Máquinas e Equipamentos (Fone: 11 4198.3553), Alexandre Zeferino, do departamento de vendas e assistência técnica da Zeloso Indústria e Comércio (Fone: 11 3694. 6000), e Luiz Antonio Gallo, gerente de vendas da Skam Empilhadeiras Elétricas (Fone: 11 4582.6755), alegam que a tendência de crescimento desse mercado está em alta. “As empresas que se especializaram nessa modalidade estão tendo excelentes resultados”, garante Gallo, enquanto Kassardjian revela um fator importante: “as taxa de juros mais baixas e o dólar estável permitem aos locadores maior rentabilidade e adequação aos orçamentos dos clientes”.
Rodrigo Bastos Cavalcante, coordenador nacional de negócios rental da Brasif Rental (Tel.: 21 9457.7785), é da mesma opinião. No entanto, segundo ele, o aumento é em patamares menores do que os registrados nos últimos dois anos, quando houve um avanço bastante acentuado. Para Cavalcante, a previsão de crescimento está baseada em dois fatores: no desenvolvimento da atividade industrial e na expansão do mercado de locação em relação ao mercado de vendas de empilhadeiras e paleteiras. “Vale ressaltar que a maior tendência de crescimento está no mercado de empilhadeira elétrica devido às mudanças e adequações nas operações que estão sendo desenvolvidas por grandes indústrias, principalmente no aspecto da segurança e do meio ambiente, por meio dos programas de certificação”, explica.
Não é bem assim que pensam Adolpho Troccoli Filho, gerente regional de vendas e locação, e José Roberto Coelho, gerente de pós-venda, ambos da Still do Brasil (Fone: 11 4066.8100), para quem o mercado de locação está crescendo tanto para as empilhadeiras elétricas como para as empilhadeiras a combustão.
Eles acrescentam que, dependendo da tesouraria da empresa, a opção de locação gerará despesas que no momento são mais importantes para o cliente do que a compra.
Também apontando o crescimento do setor está Guilherme Antunes, gerente comercial rental da Commat Comércio de Máquinas (Fone: 11 4208.3812). “Este crescimento é impulsionado pela demanda reprimida de renovação de frota de empilhadeiras das empresas e também pelas taxas atrativas do dólar que estão aquecendo o mercado de equipamentos.” Ele também concorda com Celino Luiz Tirloni, diretor comercial da Marcamp Equipamentos (Fone: 19 3772. 3333), Leo Resende, gerente de vendas da Aesa Empilhadeiras (Fone: 11 3488.1475), e com Mário Campos, diretor de operações da Totalift Comércio de Equipamentos para Logística (Fone: 11 6481.2708), em um ponto: quando as empresas tomam a decisão de renovar a frota de empilhadeiras e transpaleteiras, a tendência tem sido a locação com manutenção para que possam manter o foco em sua atividade principal, sem ter de se preocupar com manutenção, peças e renovação dos equipamentos, deixando para quem entende de fornecimento, movimentação e armazenagem a incumbência de cuidar desta área.
“Da mesma maneira ocorre para paleteiras elétricas, porém, para paleteiras manuais, a opção é pela compra”, acrescenta Resende, da Aesa, que declara, ainda, que a tendência de locação de empilhadeiras nas empresas é muito recente.

Enersys
Savoy
Retrak
postal