Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de maio de 2004

Tendência aponta para ampliação do uso

A flexibilidade e a redução nos custos dos equipamentos devem provocar o aumento no uso desta tecnologia.

Quais as perspectivas e as tendências no que se refere à radiofreqüência? Quais as vantagens do uso? Estas questões são analisadas por alguns profissionais do setor: Jalale Mustapha Farhat, diretor da LeNoX Logistics Solutions; Everaldo Luiz Reyes, gerente de alianças & canais, e Rui de Avila, diretor comercial, ambos da HHP Brasil; Marcio Morari, diretor comercial/projetos da MHA Sistemas & Serviços; Edvaldo Correa de Sá, diretor executivo da EA3 Soluções Integradas em Captura de Dados; Tarcísio Tito Salgado, diretor de vendas e marketing da Store Automação – Divisão Comercial; e Carlos Conti, diretor geral da Intermec South America.

Perspectivas

LogWeb:Quais as perspectivas com relação à radiofreqüência?

Farhat, da LeNox:
Para aplicações que necessitam de informação em tempo real, cada vez mais alternativas de transmissão de dados por radiofreqüência estarão disponíveis. As opções atualmente disponíveis são a comunicação sem fio por Bluetooth, pelos padrões 802.11b, 802.11a, 802.11g, GPRS e CDMA 1X. Cada tecnologia tem seu escopo de aplicação. Por exemplo, a tecnologia Bluetooth pode ser aplicada em ambientes pequenos, onde a atualização da informação pode ser feita em tempo real ou quando um processo de separação é concluído. Desta forma, com investimento reduzido pode-se automatizar o processo, apenas com a utilização da tecnologia correta e a adaptação do processo às condições de funcionamento da tecnologia.

Reyes, da HHP:
O mundo está wireless (sem fio) e a utilização de radiofreqüência com protocolo aberto – WiFi – fará com que muitos usuários de coleta de dados migrem para soluções de radiofreqüência. Isso aumentará muito a utilização dessa tecnologia.

Morari, MHA:
Devido à alta demanda de fabricação e aquisição da tecnologia RF, a mesma está mais acessível a nível de custo, e a perspectiva é de que está tecnologia se torne o padrão na comunicação diária das empresas, sendo externo, via GSM, ou interno, tendo uma rede privada de trafego de Dados, Vox, Multimídia …

Sá, da EA3:
A radiofreqüência deve aumentar a flexibilidade. Em ambientes fechados, o padrão adotado mais comumente é o 802.11b, que permite a velocidade e os recursos das redes Ethernet. No entanto, a tecnologia Bluetooth, que é uma rede para pequenas distâncias, deve abrir novos caminhos de comunicação entre dispositivos como coletores de dados e impressoras de termotransferência. Esta comunicação já é possível com interfaces que utilizam raios infravermelhos, mas o Bluetooth é mais versátil. Outra perspectiva é a adoção de tecnologias de maior alcance, como o GPS ou o GPRS. O GPS é um padrão internacionalmente usado para celulares, e o GPRS é uma espécie de nova geração de transmissão de dados por meio de redes de voz. Os equipamentos que integrarem tais recursos serão os mais competitivos do mercado.

Salgado, da Store:
Boas, porém para determinadas situações onde no processo envolvido existe alto valor agregado.

Tendências

LogWeb:Quais as tendências em termos de radiofreqüência?

Reyes, da HHP:
A tendência no Brasil e no mundo é de utilização de tecnologias abertas de radiofreqüência, exemplo da WiFi, e telefonia celular GSM e GPRS.

Avila, da HHP:
A tecnologia WiFi deve proporcionar uma padronização do uso da RF, já que, antes, a RF era do fabricante, e hoje, com esta tecnologia, há um padrão aberto.

Morari, da MHA:
Levando em conta o rápido desenvolvimento da tecnologia 2.4Ghz nos últimos anos, a tendência é que as empresas implementem cada vez mais este tipo de tecnologia. Atualmente, a tecnologia RF atingiu desde escritórios comerciais a áreas de estoque e linhas de produção, por ter um custo relativamente baixo, levando em consideração o beneficio da informação.

Sá, da EA3:
A radiofreqüência continua sendo o caminho necessário para as empresas que dependem fortemente de informações exatas e rápidas na condução de seu negócio. Indústrias e operadores logísticos são apenas os exemplos mais evidentes. A radiofreqüência deve continuar se disseminando à medida que os clientes perceberem o ganho significativo que podem alcançar quando têm em mãos informações rápidas e precisas. Imagine uma distribuidora de livros, com milhares de títulos, que faça entrega em centenas de localidades diferentes, e você terá uma idéia da importância de saber, a todo instante, a posição real de seu estoque. Tais informações podem ajudar, por exemplo, na decisão sobre quais itens devem entrar em promoção. Empresas que atuam nestes segmentos podem obter ganhos de eficiência – e de retorno financeiro – na ordem de 20 a 30%, quando comparados com as soluções do tipo papel-e-lápis.

Salgado, da Store:
Atualmente, os investimentos para o uso de radiofreqüência ainda são altos. À medida que estes valores diminuírem (e os fabricantes estão pesquisando para atingir este objetivo), a demanda irá aumentar, porém acreditamos que isto deverá ocorrer apenas a médio e longo prazo.

Conti, da Intermec:
As tags, etiquetas para leitura de radiofreqüência, ainda não chegaram a um patamar de preços que possam competir com as etiquetas de código de barra para uso em larga escala. Ou seja, acabam por se justificar naquelas aplicações onde suas vantagens se sobressaem como um fator decisivo. Entre as vantagens dessa tecnologia está a capacidade de armazenar um grande número de informações. Além disso, podem ser lidas a distâncias maiores que as etiquetas de CB. Podem, ainda, ser inseridas sob a superfície de recipientes, como paletes, contêineres ou no metal de um automóvel, para serem lidas a alguns metros de distância..

Vantagens

LogWeb: Quais as vantagens do uso da radiofreqüência?

Farhat, da LeNoX:
Em qualquer processo onde mobilidade e informação em tempo real necessitarem estar associados, a solução deve empregar a radiofreqüência. Com a radiofreqüência pode-se ter consultas em tempo real em uma área que pode ter o tamanho de uma sala até mesmo de um país. A radiofreqüência alavancou várias idéias que antes não passavam de ficção e criou várias soluções de controle e captura de dados.

Reyes, da HHP:
Informação disponível em tempo real e ajuda no processo de decisão.

Morari, da MHA:
Mobilidade para se comunicar, coletar e visualizar dados em locais de difícil acesso para um computador convencional ou até mesmo uma linha de dados convencional.

Sá, da EA3:
A possibilidade de obter informações em tempo real de forma confiável. Com o uso da radiofreqüência pode-se saber a posição atual do estoque, do número de pedidos sendo separados na área de picking, a quantidade de entregas feitas, qual pacote deve ser entregue em cada cliente, qual a posição de um determinado produto no processo produtivo, quais pacotes se encontram num determinado veículo de transporte, e assim por diante. Todas estas informações são instantaneamente atualizadas no banco de dados das empresas que utilizam coletores de dados com radiofreqüência.

Salgado, da Store:
É vantajoso para operações que necessitam, simultaneamente ou não, da captura de informações a distância, de grande volume e executando-as com extrema rapidez.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal