Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de setembro de 2005

Softwares, sistemas e equipamentos oferecem vários recursos

São vários os recursos oferecidos, tanto que, quando avaliam as perspectivas, os especialistas falam em ampliação de uso e maior segurança.

Óbvio que os softwares para o gerenciamento de frotas, assim como os equipamentos e sistemas para rastreamento, apresentam tecnologia de ponta e, por outro lado, exigem o emprego de mão-de-obra especializada, além de, cada vez mais, oferecerem novas opções de uso.
Daí realizarmos esta matéria especial, onde os especialistas apontam as perspectivas de mercado e como escolher os softwares e os equipamentos e sistemas para rastreamento.
Participam desta matéria Renato Ferreira, coordenador de aplicações da Alfatest Indústria e Comércio de Produtos Eletrônicos; Hélio Kairalla Bahmdouni, diretor comercial da Controlsat; Henrique Ribeiro, gerente de marketing da OmniLink Tecnologia; Rui Alencar, diretor da Routing Systems; Sérgio Mendes, gerente comercial e operacional da SeeComm; e Tarcísio Tito Salgado, diretor da unidade de negócios – produtos logísticos – da Store Automação.

Perspectivas quanto aos softwares

LogWeb: Quais as perspectivas de mercado com relação aos softwares para gerenciamento de frotas?
Ferreira, da Alfatest:
Ser algo mais do que a simples localização do veículo e situação da carga, diagnosticar remotamente problemas mecânicos antes de acontecerem, cruzar informações de previsto versus realizado, controle dos pneus e temperatura da carga.
Bahmdouni, da Controlsat:Com a democratização da Internet e o aumento de banda de acesso, proporcionando a transmissão de dados em alta velocidade, a maioria das empresas está rumando para sistema via internet.
Alencar, da Routing:As empresas estão investindo em software à medida que percebem os resultados em empresas similares. Tem crescido, igualmente, a oferta de produtos TMS e roteirizadores, tanto desenvolvidos no Brasil como importados. O software importado nem sempre está preparado para atender a todas as necessidades fiscais dos usuários, assim os desenvolvedores brasileiros têm melhores oportunidades, criando ou complementando o software importado. Ao mesmo tempo, a complexidade de colocar soluções de diferentes fornecedores em um só ambiente, fácil para o usuário final, torna-se um pesadelo para o pessoal da informática. O mercado está em crescimento, tanto em número de compradores como de vendedores.
Mendes, da SeeComm:Existem empresas que disponibilizam o software ou a Web para o cliente, porém o mesmo vai “engessado”, já que permite ao cliente ter a visualização só do veículo. Mas, hoje já temos no mínimo duas grandes empresas de rastreamento que estão com o mesmo raciocínio da SeeComm, ou seja, disponibilizar bons softwares e dar permissões para o cliente fazer todo o seu mapeamento de rota.
Salgado, da Store:As perspectivas são as melhores possíveis, visto que o mercado exige das empresas, sejam elas transportadoras ou uma organização que possui frota própria, agilidade e disponibilidade de informações para uma rápida e eficiente tomada de decisão, além de uma ferramenta que controle os custos da operação. E isto só se consegue com um sistema integrado de gestão de frotas.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal