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Conteúdo 24 de outubro de 2003

Siemens VDO Automotive apresenta nova tecnologia para gerenciamento de frotas

A Siemens VDO Automotive está lançando
uma nova tecnologia para sistemas de gerenciamento de frota. O principal
destaque é o sistema de operação do LAD –
Leitor Automático de Disco-diagrama de tacógrafos.
“Agora em sua versão 4.2, o software, que converte
os dados gravados pelo tacógrafo em informações
gerenciais, está disponível para aquisição
on-line. O frotista precisa apenas baixar o programa em site específico
e já estará automaticamente liberado para utilizá-lo
por um número determinado de leituras (1000), eliminado a
necessidade do uso de um CD-Rom”, diz Claus Voss, coordenador
nacional de vendas da Siemens VDO Automotive.
Segundo ele, o LAD possui grande importância na análise
do comportamento dos motoristas, facilitando a identificação
de excesso de velocidade e o cumprimento de rotas, reduzindo os
custos de operação das empresas.

Mais novidades

Além desta, outras novidades estão
sendo apresentadas pela empresa. Como o Rodoar?, um calibrador automático
que monitora e mantém a pressão dos pneus, mesmo com
o veículo em movimento. Ele permite que o motorista transite
com pequenos furos no pneu, até chegar a um local seguro
para a realização do reparo. “Um display com
sinais luminosos e sonoros, que pode ser instalado no painel ou
no teto do veículo, avisa ao motorista sobre uma eventual
queda na pressão dos pneus”, explica Voss.
Outra novidade é o EDM – Medidor de consumo de combustível.
Trata-se de um sistema para motores a diesel que ajuda na avaliação
do desempenho do motorista e do veículo. Segundo o coordenador
nacional de vendas, com este aparelho, o frotista obtém informações
como consumo instantâneo, consumo médio, consumo total,
velocidade média e tempo de operação.
A Siemens VDO Automotive também está apresentando
novos módulos de radio para rastreamento de veículos
e cargas GSM/GPRS. Operam via rede celular GSM e utilizam o sistema
M2M, permitindo localizar o veículo ou carga, otimizar rotas
e melhorar o planejamento logístico. “Com o GPRS, os
equipamentos encontram-se permanentemente em linha, não necessitando
estabelecer uma nova ligação à Internet cada
vez que for necessário capturar dados. O usuário só
paga pelas informações que forem enviadas ou recebidas.
Além disso, uma informação é recebida
pelo destinatário em menos de um segundo e vice-versa”,
completa Marcelo Chao, gerente responsável pela área
de módulos de rádio da Siemens.

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