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Conteúdo 8 de agosto de 2006

SHOW LOGISTICS – Veículos leves e pesados de cargas

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A Scania
(Fone: 11 4344.9666) apresenta sua linha de caminhões Evolução
em diversos modelos – a seguir são citados alguns deles.
O P230 é ideal para o segmento de distribuição
urbana, possui motor de 9 litros eletrônico e caixa de mudanças
de 8 marchas. Já o P 270 oferece torque e potência
adequados para o transporte de cargas volumosas em curtas distâncias,
sendo ideal para distribuição em vias urbanas. O modelo
P 310, para aplicações em curtas e médias distâncias,
é equipado com motor de 9 litros eletrônico e possui
torque de 1.550 Nm. O P 340 é para o transporte de cargas
variadas em carretas de três eixos. Conta com motor eletrônico
de 11 litros e caixa de câmbio GRS 890, de 12 marchas, que
possui a opção de montagem com o freio auxiliar Scania
Retarder. Já o R 480 é para composições
de 57 a 150 toneladas, como em CVC – Combinações de
Veículo de Carga, bitrem, tritrem e aplicações
no transporte de cargas indivisíveis. Possui motor V8 de
16 litros. O R 420, por sua vez, foi desenvolvido para oferecer
a maior produtividade em operações rodoviárias
de longas distâncias, e conta com motor elétrico de
12 litros.

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Para atender ao segmento de extrapesados leves, a Mercedes-Benz
(Fone: 11 4173.9053) trouxe os novos modelos Axor 1933 e 2533, indicados para operações de curtas e médias distâncias. Os veículos são indicados para transporte de cargas fracionadas e paletizadas. Os novos modelos possuem motor eletrônico mais potente, o OM 926 LA de 326 cavalos e torque de 127 mkgf, a 1.400/1.600 rpm, que proporciona redução de custos operacionais com respeito ao meio ambiente. O cavalo-mecânico Axor 1933 é indicado para tracionar semi-reboques do tipo sider, baú, porta-contêiner e cegonheiros. Possui capacidade máxima de tração – CMT de 47 toneladas, suporta 30 paletes e permite a utilização de semi-reboques de grande volume, com comprimento de até 15,4 metros. Já o modelo Axor 2533 é um caminhão plataforma 6×2 para operações logísticas com cargas de grande volume ou operações rodoviárias que necessitem de
elevada velocidade média operacional, como, por exemplo,
combustíveis, produtos químicos e frigorificados.
Possui CMT de 47 toneladas e permite a montagem de carroçarias
de até 9,5 metros de comprimento ou composição
tipo romeu-e-julieta para até 32 paletes.

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Em veículos pesados, a Iveco
(0800 553.443), que só contava com o modelo Stralis 450S38T,
ampliou a gama e lançou cinco novas versões: Stralis
HD570S38T e HD570S42T (versão 6X2); Stralis HD740s42TZ (versão 6X4) e Stralis HD450S42T (versão 4X2). Os veículos, equipados com os motores Cursor 13, são agora oferecidos nas versões 6×2 motorizados com 380 e 420 cavalos de potência, 6×4 com 420 cavalos de potência e a versão 4×2 com 420 cavalos de potência. Já a novidade na linha de
leves, Daily, é que os equipamentos estão com motorização adequada aos níveis de emissões gasosas e de ruídos exigidos pelo Conama V – Euro III. Além disso, a montadora começou a produzir em fevereiro último as primeiras unidades do Daily 4X4, disponível na configuração chassi-cabine, mais robusto e especialmente desenvolvido para aplicações mais severas.

* Em 2006, a Ford Caminhões(Fone: 0800 703.3673) lançou os nove novos modelos que completam a introdução de motores eletrônicos em toda a gama de veículos. “Além do ganho de potência e torque e de outros avanços proporcionados pela tecnologia eletrônica, os novos modelos oferecem também as vantagens da capacidade de carga ampliada e maior oferta de opções de configuração, mantendo os custos competitivos de aquisição e manutenção”, comunica Flavio Padovan, diretor de operações da empresa. Os lançamentos incluem o médio estradeiro C-1722e, com PBT técnico de 16.800 kg e capacidade máxima de tração de 32.000 kg, os trucados C-2422e e C-2428e MaxTruck, com PBT técnico de 24.000 kg, e o cavalo-mecânico C-4432e MaxTon, com capacidade máxima de tração ampliada para 43.600 kg. Há também cinco novos modelos traçados (com tração 6×4) para serviço pesado. O C-2622e, o C-2628e e o C-2632e oferecem PBT técnico de 26.200 kg, com capacidade máxima de tração de 32.000 kg, 42.000 kg e 45.000 kg, respectivamente. Já os modelos C-2932e e C-5032e têm capacidade máxima de tração técnica de 50.000 kg, para aplicações como basculante, canavieiro e madeireiro.

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