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Conteúdo 10 de maio de 2006

Sérgio Santos Marques e a logística diferenciada da Portobello Cerâmica

A operação logística interna da empresa é própria, desenvolvida 100% para a realidade de cerâmica, que é um produto pesado e de baixo valor agregado.

Marques é responsável pelo desenvolvimento e implantação do modelo logístico de armazenamento, separação e distribuição da Portobello S.A. – Cerâmica – (0800 704 5660), onde atua como gerente de armazenamento, expedição e distribuição. É graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Logística Empresarial.

LogWeb:Como é a logística da Portobello: quantos Centros de Distribuição, fábricas, etc.
Marques: Contamos com uma área total de 533 mil m² e área construída de 205 mil m², compreendendo as oito fábricas. Contamos com 1.500 colaboradores e geramos 6.200 empregos indiretos. Nossa capacidade de produção anual é de 22 milhões de m², sendo que nossa distribuição é voltada, em 55%, para o mercado interno, enquanto o restante é destinado à exportação. Temos um depósito central em Tijucas, SC.

LogWeb:Como são as operações logísticas: próprias ou terceirizadas? Explique por quê.
Marques: A operação logística interna é própria, desenvolvida 100% para a realidade de cerâmica, que é um produto pesado e de baixo valor agregado. Desenvolvemos um Sistema Gerencial de Depósito (WMS) que controla todas as matérias-primas e os produtos acabados. Este sistema é dividido em quatro módulos: armazenamento, picking, conferência e auditoria. Acoplado a este sistema, trabalhamos com radiofreqüência, que permite a eliminação dos cabos de comunicação e, portanto, possibilita uma mobilidade total dos micros e coletores de dados portáteis (móbiles).>

LogWeb:Como é a frota da Portobello: própria ou terceirizada, quantos veículos, etc.
Marques: Trabalhamos com o tipo de frete “F.O.B” Dirigido (Free On Board ou Preço sem Frete Incluso), e não temos frota própria. Contamos com seis parceiros (transportadores) que atuam em todas as regiões do Brasil.

LogWeb:Por operar com revestimentos cerâmicos, a Portobello deve ter uma logística diferenciada, principalmente em função
do fator peso. Assim, quais os maiores problemas enfrentados em função deste fator?
Marques: Foi em virtude do fator peso que tivemos que desenvolver parceiros (transportadores) na nossa região de Tijucas. Trabalhamos com quatro canais de vendas, três abrangendo o mercado interno e um o mercado externo. No mercado interno, atuamos nas revendas, engenharia e no canal Portobello Shop (franquias da Portobello). Neste último canal, as lojas trabalham sem estoques, visualizando nossos estoques internos. Entregamos nas casas de nossos clientes finais com datas pré-agendadas de acordo com cada pedido. O nosso maior complicador é, exatamente, na formação dos paletes para o canal da Portobello Shop, pois tem que haver uma combinação em cada pedido,
na arrumação dos produtos em cima dos paletes com
identificação para cada cliente e, posteriormente,
em cima dos assoalhos dos caminhões.

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