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Conteúdo 10 de abril de 2003

Seal automatiza processos da Vialog

Visando agilizar os seus processos, a Vialog, empresa do grupo RBS especializada em entregas expressas, automatizou, com o Seal Logistic Suite, da Seal Tecnologia, todos os seus processos de entrada e saída de veículos, passando pelas etapas de recebimento, movimentações internas e armazenagem, controle de inventário, separação e carregamento de produtos.

No total, são realizadas 250 mil entregas diárias, incluindo bancas, pontos de vendas e entregas domiciliares de jornais e revistas, e traçadas mais de 100 rotas diárias, num total de 18 mil quilômetros por dia.

Para atender às necessidades da alta demanda, foi desenvolvido um projeto que integrou todas as fases das operações e, ainda, roteirizou as entregas. Todo o sistema de coleta de dados foi implantado pela Seal.

“Hoje, reduzimos o tempo e conseguimos oferecer este serviço com a pontualidade que o mercado exige. A partir do momento que podemos rastrear todos os passos da entrega, passamos a ter condições de identificar e solucionar problemas rapidamente”, diz Hildebrando Viana, coordenador de TI da empresa.

Mudanças

Segundo conta Cristiano Teixeira, diretor da Seal, a Vialog é o operador logístico do grupo RBS, de Porto Alegre, que integra vários veículos de comunicação, e atua com uma frota própria, prestando, também, serviços para terceiros.

“A Vialog distribui jornais e revistas: os veículos vão buscar estes produtos nas gráficas do grupo e os trazem para o CD – instalado em uma área de 1 000 m2, com 450 posições/paletes e 1 000 posições de produtos fracionados -, onde é feita uma triagem para envio. São montadas cargas para cada uma das entregas, em várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, respeitando certo horário”, explica Teixeira.

Ainda de acordo com ele, antes da implantação
deste sistema, a empresa enfrentava dois problemas. O primeiro era
relacionado aos erros, pois a operação era toda ­manual.
O outro problema era que, visando uma maior rapidez nas entregas,
considerando o tipo de carga, não eram destinadas muitas
entregas a cada um dos veículos, já que estes demorariam
para chegar ao último lugar de entrega. Ou seja, muitos veículos
saiam do CD com metade da sua capacidade.

A solução básica proposta
foi tornar toda a operação mais rápida e sem
erros, utilizando quatro coletores de dados via radiofreqüência,
impressoras e uma nova solução, o software de comunicação
RF Seal Link, que integra estes coletores ao software de gestão
OneWorld XE, da J. D. Edwards, para encurtar cada uma das etapas
dentro do depósito: conferência do material recebido
das gráficas, colocação dos produtos na área
de armazenagem, separação e conferência de embarque
em cada uma das 100 rotas.

“Com o Seal Logistic Suite também
passou a ser possível controlar o horário que o veículo
entra e sai do CD, permitindo monitorar quanto tempo fica no pátio,
quanto tempo fica descarregando, carregando e saindo do pátio,
ou seja, o veículo é todo monitorado”, explica
Teixeira.

Ele destaca que com isto, a empresa passou
a liberar os veículos bem mais cedo do antes, com as cargas
corretas e com 70 a 80% da sua capacidade de carga. E também
foram eliminados os erros.

Novos serviços

Em decorrência destas vantagens, a Vialog
também passou a atuar para outras empresas. O diretor da
Seal explica: “com todo o CD automatizado e com os veículos
saindo mais cedo, foi possível fazer mais entregas e oferecer
mais serviços”.

Agora, o caminhão faz a entrega
dos jornais e revistas e, na volta, passa em algumas empresas de
carga expressa contratadas para retirar novas cargas, levando-as
para o CD, onde o pessoal faz a triagem, à tarde e no período
noturno, e as destina para as respectivas rotas. No dia seguinte,
além dos jornais e revista, os caminhões entregam
a carga expressa.

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