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Conteúdo 10 de outubro de 2005

Renault prevê crescimento de 10% no volume de veículos

Para este ano, prevemos um crescimento de 10% no volume de veículos utilitários comercializados no país. Em 2004, foram vendidos 165.600 veículos utilitários e, para 2005, esperamos que o mercado absorva 185.000 unidades. Este ano, a Renault espera comercializar 3.350 veículos utilitários – um crescimento de 5% em relação a 2004.”
A avaliação é de Alberto Neumann, gerente de marketing de veículos utilitários da Renault do Brasil. A perspectiva de crescimento – analisa ele – é em função do reaquecimento da economia.

Veículos leves
Neumann diz que, desde 1998, a Renault do Brasil vem intensificando a sua presença no mercado brasileiro e, atualmente, atua com três fábricas (veículos utilitários,
automóveis de passeio e de motores) que compõem o
Complexo Ayrton Senna, situado na cidade de São José
dos Pinhais, no Paraná.
“A linha de veículos utilitários é composta pelo Kangoo Express, equipado com motor 1.6 16V, e pela gama Master, disponível nas versões Furgão, Chassi Cabine e Minibus (13 e 16 lugares). E, além de oferecer uma gama variada de veículos utilitários, a Renault disponibiliza uma linha de adaptações complementares, destinada aos mais diversos tipos de utilizações específicas”,
diz o gerente de marketing.
Segundo ele, a linha de veículos utilitários Master envolve uma gama completa em termos de configurações. A versão de entrada da carroceria furgão é o Master L1H1 (chassi curto com teto baixo), com capacidade para transportar 8 m³ de carga, seguido pelos furgões L1H2 (chassi curto com teto elevado), com capacidade de carga de 9,1 m³, L2H2 (chassi médio com teto elevado), de 10,8 m³, e L3H2 (chassi longo com teto elevado), capaz de transportar 12,6 m³. Os modelos Minibus (13 e 16 lugares), baseados na L2H2, e Chassi Cabine, destinados a instalação de implementos como caçamba de madeira, baú de alumínio, etc., também fazem parte da linha.
“A versão Master Furgão é indicada para o transporte de cargas nos grandes centros urbanos e/ou pequenas
distâncias rodoviárias. As versões L1H1, L1H2
e L2H2 estão enquadradas na categoria de Veículo Urbano
de Carga (VUC), enquanto o modelo L3H2 atente às exigências da categoria VLC (Veículo Leve de Carga)”, diz Neumann.
Já a configuração Chassi Cabine é destinada à utilização especial, sendo necessária para isso a utilização de carrocerias específicas (caçamba ou baú).
Por sua vez, o Kangoo Express é ideal para o transporte de cargas nos grandes centros urbanos. Equipado com motor 1.6 16V, o Kangoo Express possui capacidade para transportar 760 kg. E, na linha 2006, o utilitário contará com uma nova versão sem porta lateral. “Estes veículos são indicados para a entrega e coleta de pequenas cargas nos grandes centros urbanos, mesmo onde aqueles com restrições de circulação de veículos utilitários”, completa o gerente de marketing.

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