Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de novembro de 2004

Projeto social da Movicarga é voltado para a terceira idade

Promover a atividade, o convívio social, a participação, a cidadania, a auto-estima e a qualidade de vida na terceira idade. Estes são alguns dos objetivos do GerAção, projeto social implementado pela Movicarga, especializada em movimentação de materiais. O programa de longo prazo já tem um piloto com cerca de 500 idosos de sete grupos na zona sul da capital paulista.
A partir de encontros para trocas de experiências e atividades informativas promovidas pela Movicarga será formada uma rede de fortalecimento entre os grupos de idosos. Nas reuniões estão sendo abordados temas como saúde, qualidade de vida, direito e cidadania, entre outros temas de interesse desse público, especialmente aqueles ligados ao Estatuto do Idoso.
Segundo a diretora-superintendente da Movicarga, Maria Regina Yazbek,
a decisão pelo trabalho com a terceira idade levou em conta
o fato desse público ser pouco privilegiado como objeto de
responsabilidade social das empresas. Além disso, o Brasil
já não é mais um país de jovens – o
processo de envelhecimento está rápido e intenso.
O número de idosos deve pular de 7% para 13% em 2020, quando
serão 30 milhões de idosos no país, conforme
dados do IBGE.
Para a implementar o GerAção, a Movicarga firmou parceria
com a Full Jazz Comunidade, uma consultoria especializada em cidadania
empresarial. O programa foi criado com base na nova visão
sobre o envelhecimento: que todos sejam participativos, que usufruam
e possam contribuir. E pretende fazer com que o trabalho seja multiplicado
em rede, estabeleça sinergias com os órgãos
e instituições públicas e, principalmente,
permita a emancipação da população trabalhada.
Ou seja, serão fornecidas as ferramentas e promovidas as
articulações para que esses grupos se tornem independentes
no futuro. O piloto servirá de base para a ampliação
do projeto.
Para estimular o engajamento de novos parceiros no GerAção,
a Movicarga patrocinou o encontro "O Brasil está envelhecendo:
os impactos e desafios para a sua empresa", no mês de
junho. O evento ganhou forma com os dados do Centro Internacional
de Informação para o Envelhecimento Saudável
(CIES), entidade que dá apoio técnico ao projeto.
"Entre as parcerias já conquistadas, estão a
rede Cinemark de cinemas, que vai distribuir uma quota mensal de
50 ingressos para os grupos, a Associação Paulista
de Cirurgiões Dentistas (APCD) e a Universidade Cidade de
São Paulo (UNICID), que vão cuidar da saúde
bucal dos participantes do GerAção", informa
a diretora-superintendente.
Além disso, ainda segundo ela, os colaboradores da empresa
que tiveram interesse também puderam se envolver no projeto,
participando do "Dia Movicarga de Ação Social",
dedicado ao trabalho voluntário. Eles escolheram as instituições
para idosos, pesquisaram as necessidades e definiram as atividades.
"O resultado foi um grande sucesso. A primeira edição
do Dia Movicarga foi realizada em junho desse ano, quando 310 idosos
de cinco instituições de São Paulo e do Grande
ABC receberam a visita especial. Mais de 130 pessoas, entre familiares
e funcionários da Movicarga, dedicaram o domingo para levar
alegria e atenção aos asilos. Para cada entidade foi
elaborado um tipo de atividade, que envolveu desde festas juninas
e bingos, até a doação de roupas, alimentos
e outras necessidades", acrescenta Maria Regina.
A iniciativa deve se repetir em outras oportunidades, sempre direcionada
a idosos, com o objetivo de incentivar os colaboradores da empresa
e da comunidade a dedicarem um dia ao amor e à solidariedade.
A Movicarga também abriu espaço para que os familiares
dos colaboradores que estejam na faixa etária do projeto
possam participar dos grupos do GerAção.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal