Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de outubro de 2002

Procura por locação de empilhadeiras e transpaleteiras tende a aumentar

Solucionar definitivamente os problemas relacionados à movimentação horizontal de materiais sempre foi o anseio de empresas de diversos segmentos, em especial naquelas cujo core business não é a atividade de transporte.
Este poderia ser considerado um dos fatores que tem levado ao aumento da atividade de locação de equipamentos para a movimentação e armazenagem de materiais, mais precisamente de empilhadeiras e transpaletes.
O ponto de vista é de Maurício Lustosa, diretor geral da Disktrans, empresa do Grupo Unihold que, desde 1999, faz a locação de transpaletes. Segundo ele, um dos fatores que mais agrada os clientes de locação é o diferencial de poder investir menos, adquirindo uma frota menor de equipamentos, já que 100% dela sempre está em operação. “A terceirização de serviços é uma tendência porque evita muita dor de cabeça para a empresa.”
Já para Paulo Jorge Pinheiro, gerente de frota de aluguel da Still do Brasil, pelo menos dois importantes motivos podem ser citados para explicar o aumento das atividades de aluguel destes equipamentos.
O primeiro é a expansão das atividades industrial e mercantil, que ganharam força a partir do plano de estabilização econômica e que exigem racionalização de espaço para estocagem. O segundo estaria relacionado à mudança na cultura das grandes empresas, onde terceirizar a logística representa não só agilidade e redução de custo, mas, também, a concentração de esforços em sua atividade fim.
“Estes dois motivos foram os principais motivadores do surgimento, ou pelo menos do incremento, da atividade dos operadores logísticos. E, como estas empresas possuem em sua carteira de clientes empresas dos mais variados segmentos, manter uma frota de equipamentos próprios para movimentação e armazenagem, adequados a cada produto movimentado, seria impraticável, e a locação, ao invés da aquisição, passou a ser a única alternativa viável. Além disto, enfrenta-se no Brasil os revezes do mercado e a sazonalidade dos produtos. Em um ambiente de locação, estas empresas podem reduzir ou aumentar a frota de equipamentos de acordo com as necessidades de seus clientes, substituindo, desta forma, custo fixo por custo variável. Este mesmo fator de substituição de custos fixos por custos variáveis vem sendo aplicado nas empresas que ainda não descobriram, ou ainda não se decidiram por terceirizar seus depósitos, o que acredito não tardará.”
Pelo seu lado, Pedro de San Juan, da Monta Cargas Comércio de Empilhadeiras e Acessórios, acredita que o aumento das atividades de aluguel de equipamentos de MAM deve-se ao alto custo de aquisição dos mesmos e, em contrapartida, ao baixo preço praticado no mercado de locação destes equipamentos, devido ao grande número de empresas concorrentes, e muitas delas se utilizando de equipamentos usados e já amortizados, não levando em consideração o alto custo de manutenção destes.

Unidades locadas
Atualmente, a Disktrans tem 1500 unidades locadas do transpalete PL 2000, sendo a maioria deles com capacidade para 2000kg. “Nós também temos tido muita procura pelo equipamento galvanizado, especialmente por empresas que têm câmaras frias ou usam os transpaletes em ambientes diferenciados”, conta Lustosa.
O diretor da Disktrans informa, ainda, que não são apenas as empresas de grande porte que comprovaram os bons resultados da locação. “Temos contratos de três a centenas de unidades.”
Pelo seu lado, o gerente da Still informa que, quanto às empilhadeiras mais locadas, as do tipo à combustão interna (diesel e gasolina) detêm a maior fatia do mercado, “embora as empilhadeiras elétricas e as a GLP venham obtendo um crescimento bastante significativo, tendo em vista a sua aplicação em ambientes fechados, na movimentação de alimentos, na indústria farmacêutica e câmaras frigoríficas, conforme o tipo”.
San Juan destaca que as empilhadeiras a combustão são as mais utilizadas, “porém há o crescimento do uso dos equipamentos elétricos que permitem um melhor aproveitamento do espaço aéreo com redução dos corredores”.

Perspectivas
Sobre as perspectivas para o mercado brasileiro, o diretor da Disktrans acredita que a locação deverá, em breve, superar as vendas. “Locando, além das vantagens com isenção de impostos e de não ter que ficar controlando ativo ou fazendo grandes investimentos.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal