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Conteúdo 11 de julho de 2005

Presidente do SETCERGS faz balanço da 7ª Transpo-Sul

Foi encerrada no último sábado, dia 9 de julho, a
sétima edição da Transpo-Sul – Feira
e Congresso de Transporte e Logística. O evento inaugurado
na quinta-feira, 7, reuniu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha,
os governadores Germano Rigotto, RS, e Luiz Henrique da Silveira,
SC, e lideranças políticas e setoriais de diversos
pontos do pontos do país e também da Alemanha, China,
Espanha, México e Portugal. “Nestes três dias
contabilizamos consideráveis oportunidades de aprimoramento
profissional. Mantivemos estreito contato com os governadores do
Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e com o nosso secretário
estadual dos Transportes, Alexandre Postal, entre outras autoridades”
analisou o presidente Sérgio Neto, do Sindicato das Empresas
de Transporte de Cargas no Estado do RS, entidade promotora do maior
evento.
Segundo Sérgio Neto, os palestrantes escolhidos para o congresso
corresponderam plenamente às expectativas de proporcionar
um programa de conteúdos estratégicos e de real proveito
para as tomadas de decisão em nossas organizações.
“O ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, mais do
que nos informar sobre as tendências da economia nacional,
desenhou o quadro político que aponta para a ‘agonia
lenta’ do governo federal, diante das contundentes denúncias
de corrupção” exemplificou.
Destacando o caráter internacional dessa edição,
com convidados de outros países que relataram a importância
de investimentos no setor de logística e transporte, o presidente
declarou que “os palestrastes internacionais mostraram que
ainda há muito por fazer no Brasil. Pelo que nos mostrou
Jürgen Pätzold, do Departamento de Transporte do Ministério
do Meio Ambiente do Estado de Baden –Würtemberg, Alemanha,
a Europa tem grandes desafios a vencer em matéria de infraestrutura,
a fim de manter pulsante a economia do Mercado Comum Europeu. Acho
marcante destacar o fato do palestrante alemão ter ressaltado
que na Europa vem crescendo a participação do modal
rodoviário na matriz de transporte do continente. Segundo
os estudos deles, em 2015 esta participação deverá
ser de 70%”.
Sobre a aguardada exibição no Congresso da nova potência
da economia mundial, Sérgio Neto comentou: “Nesta Transpo-Sul
também ficamos sabendo que a China investe 3,88% de seu PIB
em infraestrutura, enquanto que o Brasil aplica escassos 0,39% de
seu PIB nesta estratégica necessidade de um país que
ambiciona crescer”. Sobre a participação do
presidente da Câmara Interamericana de Transporte mexicana,
Leopoldo Almanza Mosqueda, ele sintetizou: “em tempos de globalização,
o México está longe de conseguir a integração
do transporte com os Estados Unidos, numa circunstância idêntica
ao que acontece aqui no Mercosul”.
Enquanto se realizava o Congresso, uma grande Feira transcorria
numa área de 17 mil m² do Centro de Eventos de Bento
Gonçalves. “É com bastante entusiasmo que assistimos
ao crescimento desta Feira. Este ano tivemos mais de 80 expositores
que notadamente investiram com vigor na qualidade e apresentação
de seus produtos”, declarou o presidente do SETCERGS, no discurso
de encerramento da Transpo-Sul.

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