Prêmio Lótus 2002 contempla os veículos comerciais mais vendidos
Foi realizada no dia 4 de abril último, no Moinho Eventos, em São Paulo (SP), a solenidade de entrega do Prêmio Lótus 2002, promovido pela Lótus Comunicações, que publica a revista Frota & Cia., e conferido aos fabricantes de veículos comerciais que conquistaram a preferência do mercado brasileiro em 2001.
Categorias
Já em sua 9ª edição, o Prêmio Lótus passou a incorporar duas novas classes de veículos, o de semileves e dos semi-pesados.
“Com isso, pela primeira vez, desde a instituição do ranking, a premiação passa a contemplar 14 categorias distintas. Cinco delas contemplam os caminhões mais vendidos em cada uma das faixas de peso. Outras cinco distinguem as marcas que obtiveram a liderança de mercado em cada um dos segmentos avaliados e duas destacam os furgões de carga”, explica José Augusto Ferraz, diretor da Lótus Comunicações e Publisher da revista Frota & Cia.
Além destes, o Prêmio Lótus também inclui o título “Caminhão do Ano”, oferecido ao veículo de carga mais vendido no ano anterior, no mercado brasileiro, entre todas as faixas de peso, e também integra a categoria “Especial”, outorgada a empresas ou personalidades de reconhecido destaque em suas áreas de atuação, dentro do segmento de veículos comerciais.
Nesta última categoria, o ganhador foi o ex-diretor de vendas da DaimlerChrysler, Roberto Bógus. A homenagem foi o reconhecimento dos organizadores do evento ao profissional de vendas que mais prêmios conquistou para um só fabricante – 36 no total – desde a instituição do ranking, em 1994. E, também, ao Profissional de Marketing que soube compreender e prestigiar a seriedade da premiação.
Veja a seguir os ganhadores.
Vencedores da edição 2002
Categoria | Marca/Modelo |
Caminhão do ano | Mercedes-Benz 710 |
Caminhão semileve do ano | Ford F-350 |
Caminhão leve do ano | Mercedes-Benz 710 |
Caminhão médio do ano | Volkswagen 13180 |
Caminhão semipesado do ano | Mercedes-Benz L1620 |
Caminhão pesado do ano | Volvo NH 12380 |
Furgão leve do ano | Fiat Fiorino Furgão |
Furgão do ano | Fiat Ducato Furgão |
Marca do ano em caminhões semileves |
Iveco |
Marca do ano em caminhões leves |
Volkswagen |
Marca do ano em caminhões médios |
Volkswagen |
Marca do ano em caminhões semipesados |
Mercedes-Benz |
Marca do ano em caminhões pesados |
Scania |
Análise do setor
Segundo Ferraz, apesar de ter sido cheio de
contratempos, que incluíram desde atentados terroristas e
ameaças de apagão, sem falar da crise argentina, 2001
foi um período acima da média, pelo menos para o segmento
de produção e venda de veículos para o transporte
de cargas. "Afinal, se considerados apenas os caminhões,
incluindo a nova categoria de semileves,as vendas alcançaram
70.818 mil unidades, nada menos de 14,6% acima das realizadas em
2000. Ou, se preferir, exatas 90.667 unidades, se somadas as vendas
de furgões leves, tipo Fiorino, mais os furgões de
carga."
O diretor da Lótus também
diz que o novo milênio começou sob o signo das surpresas
no segmento de caminhões. A maior delas foi a queda de participação
da DaimlerChrysler. A montadora alemã, que detinha no ano
anterior 35,6% de participação no mercado, passou
para 29,8%, atingindo o que se poderia chamar de empate técnico
com a Volkswagen Veículos Comercial, que saltou de 22,1%
para 25,2%, ameaçando de fato, pela primeira vez em toda
a história da companhia, o primeiro lugar da DaimlerChrysler.