Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 31 de dezembro de 2002

Prêmio Lótus 2002 contempla os veículos comerciais mais vendidos

Foi realizada no dia 4 de abril último, no Moinho Eventos, em São Paulo (SP), a solenidade de entrega do Prêmio Lótus 2002, promovido pela Lótus Comunicações, que publica a revista Frota & Cia., e conferido aos fabricantes de veículos comerciais que conquistaram a preferência do mercado brasileiro em 2001.

Categorias

Já em sua 9ª edição, o Prêmio Lótus passou a incorporar duas novas classes de veículos, o de semileves e dos semi-pesados.

“Com isso, pela primeira vez, desde a instituição do ranking, a premiação passa a contemplar 14 categorias distintas. Cinco delas contemplam os caminhões mais vendidos em cada uma das faixas de peso. Outras cinco distinguem as marcas que obtiveram a liderança de mercado em cada um dos segmentos avaliados e duas destacam os furgões de carga”, explica José Augusto Ferraz, diretor da Lótus Comunicações e Publisher da revista Frota & Cia.

Além destes, o Prêmio Lótus também inclui o título “Caminhão do Ano”, oferecido ao veículo de carga mais vendido no ano anterior, no mercado brasileiro, entre todas as faixas de peso, e também integra a categoria “Especial”, outorgada a empresas ou personalidades de reconhecido destaque em suas áreas de atuação, dentro do segmento de veículos comerciais.

Nesta última categoria, o ganhador foi o ex-diretor de vendas da DaimlerChrysler, Roberto Bógus. A homenagem foi o reconhecimento dos organizadores do evento ao profissional de vendas que mais prêmios conquistou para um só fabricante – 36 no total – desde a instituição do ranking, em 1994. E, também, ao Profissional de Marketing que soube compreender e prestigiar a seriedade da premiação.
Veja a seguir os ganhadores.

Vencedores da edição 2002

Categoria Marca/Modelo
Caminhão do ano Mercedes-Benz 710
Caminhão semileve do ano Ford F-350
Caminhão leve do ano Mercedes-Benz 710
Caminhão médio do ano Volkswagen 13180
Caminhão semipesado do ano Mercedes-Benz L1620
Caminhão pesado do ano Volvo NH 12380
Furgão leve do ano Fiat Fiorino Furgão
Furgão do ano Fiat Ducato Furgão
Marca do ano em
caminhões semileves
Iveco
Marca do ano em caminhões
leves
Volkswagen
Marca do ano em caminhões
médios
Volkswagen
Marca do ano em caminhões
semipesados
Mercedes-Benz
Marca do ano em caminhões
pesados
Scania

Análise do setor

Segundo Ferraz, apesar de ter sido cheio de
contratempos, que incluíram desde atentados terroristas e
ameaças de apagão, sem falar da crise argentina, 2001
foi um período acima da média, pelo menos para o segmento
de produção e venda de veículos para o transporte
de cargas. "Afinal, se considerados apenas os caminhões,
incluindo a nova categoria de semileves,as vendas alcançaram
70.818 mil unidades, nada menos de 14,6% acima das realizadas em
2000. Ou, se preferir, exatas 90.667 unidades, se somadas as vendas
de furgões leves, tipo Fiorino, mais os furgões de
carga."

O diretor da Lótus também
diz que o novo milênio começou sob o signo das surpresas
no segmento de caminhões. A maior delas foi a queda de participação
da DaimlerChrysler. A montadora alemã, que detinha no ano
anterior 35,6% de participação no mercado, passou
para 29,8%, atingindo o que se poderia chamar de empate técnico
com a Volkswagen Veículos Comercial, que saltou de 22,1%
para 25,2%, ameaçando de fato, pela primeira vez em toda
a história da companhia, o primeiro lugar da DaimlerChrysler.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal