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Conteúdo 30 de setembro de 2004

Portos da Alemanha e da Espanha disputam cargas brasileiras

Os portos da Alemanha e da Espanha disputam as cargas brasileiras
prometendo melhor estrutura e competitividade e a possibilidade
de ser a porta de entrada do Brasil no Mercado Comum Europeu. Pesquisa
realizada pelo especialista em Gestão Portuária e
Transporte Intermodal, Guilherme Bergmann Vieira, professor da Universidade
de Caxias do Sul e FARGS, realizada junto a empresas exportadoras
gaúchas, mostra que 73% delas já exportam há
mais de 10 anos e que 80% utilizam o Porto de Hamburg.
Já o Porto de Valência, que assinou protocolo de intenções
com o Porto de Rio Grande, se apresentou como a plataforma logística
do Mediterrâneo e como alternativa para o Brasil. O diretor
comercial do Complexo Portuário de Valência, Juan Antonio
Delgado Mompo, anunciou que vai fazer um trabalho focado de atração
de cargas brasileiras, inclusive disputando com a Alemanha. O protocolo
visa o estabelecimento de um programa de colaboração
bilateral entre os portos, abrangendo as áreas de desenvolvimento,
assistência mútua e capacitação técnica.
A escolha do porto do Rio Grande para ser parceiro do porto de Valência
baseia-se na oportunidade da intensificação dos negócios
entre o Brasil e a comunidade valenciana e o atual momento em que
o Porto do Rio Grande vem oferecendo.

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