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Conteúdo 8 de agosto de 2006

PORTA-A-PORTA, MESA-A-MESA E MÃO-A-MÃO

De grande importância, inclusive no processo logístico global, as empresas de courier, ou encomendas expressas, atendem aos mais diversos tipos de empresa. E não vendem apenas transporte, mas também projetos de melhoria na cadeia de suprimentos de seus clientes.

Courier é uma palavra francesa, designa “o mensageiro do rei”, explica Antonio Silvio Juliani, diretor-presidente da Flashcourier (Fone: 11 9130. 5635). “As empresas que se designam courier são aquelas que vão além da entrega porta-a-porta, são especializadas na entrega e na coleta mão-a-mão ou mesa-a-mesa. Trata-se de um segmento extremamente importante na vida das empresas modernas, quando o tempo não é mais contado em dias, mas em minutos, agora, daqui a algumas horas”, esclarece.
Segundo Juliani, os focos deste mercado são documentos, amostras, impressos e pequenas encomendas.
Na opinião de Juliana Vasconcelos, gerente de marketing da UPS Brasil e Mercosul (Fone: 11 5694. 6600), o serviço expresso, como o próprio nome descreve, caracteriza-se por oferecer agilidade no fluxo de mercadorias. “Trata-se de um serviço mais sofisticado, com valor de frete mais elevado, justamente pela conveniência de redução de tempo e praticidade com a movimentação porta-a-porta”, detalha.
Brasil diferentes perfis de usuários do serviço expresso internacional. “Normalmente sua utilização está associada à primeira fase do processo de exportação, quando se faz necessário o envio da documentação de exportação ao destinatário, envio de amostras de produto para exibição em feiras internacionais, apresentação de amostras ainda num processo de negociação com clientes externos ou já para confirmação dos pedidos. Ainda é possível mencionar as empresas que precisam enviar protótipos de peças às suas matrizes para aprovação, antes de começar a produzir localmente”, explicita.
Juliana conta que há um segundo grupo de usuários que utiliza o serviço expresso para o envio emergencial da ordem de exportação, conseqüência de atrasos internos na produção. Segundo ela, tais empresas precisam respeitar os prazos de entrega com suas filiais e clientes, caso contrário, ficam obrigadas a pagar multas contratuais.
“Finalmente, é possível mencionar um terceiro grupo de usuários que já utiliza o serviço expresso como o modal para envio de suas ordens de exportação. Normalmente essas empresas se enquadram em um perfil de pequeno e médio porte, com pouco volume de exportação, o que não viabiliza o transporte como carga aérea ou marítima”, completa.
Helio Fernandes, diretor da Via Aérea do Brasil (Fone: 31 2123.0099), por sua vez, justifica o serviço de courier e descreve as necessidades que levam ao uso dele. “As empresas atualmente trabalham mais com estoque, sempre com serviços vendidos e compras casadas. O que surgem são necessidades emergenciais das mesmas, como um atendimento emergencial de uma peça para uma determinada empresa que precisa ser atendida dentro de um prazo em uma localidade onde as transportadoras convencionais, bem como as just-in-time, não conseguem atender. Outro fator preponderante é quando uma peça gargalo quebra dentro da empresa fornecedora do produto e sua linha de produção pára, causando enormes prejuízos. Isso acontece em qualquer empresa de qualquer segmento, daí surgem as empresas de courier, ou seja, o serviço é agora e tem de ser entregue ontem – é o chamado porta-a-porta”, diz.
Fernandes também aponta outras necessidades diferenciadas deste tipo de serviço: “atendimento aos sábados, domingos e feriados, à noite e com chuva; às vezes é preciso esperar no cliente mais de duas horas para o material ficar pronto; a empresa sempre tem que ter carro, caminhão, sprinter ou moto disponível para viajar para qualquer localidade do Brasil; geralmente precisa ter dinheiro antecipado para pagar despesas como diária, alimentação, hotel, combustível, pneu furado, etc.; transportar material sem nota fiscal; arrumar ajudante de última hora para pegar um material que está no 6º andar e precisa descer de escada pois não dá para descer por elevador; transportar um cofre de 500 kg; transportar dinheiro, cheque, vale refeição, etc.”, generaliza.
“Hoje, as empresas de courier têm um papel fundamental na logística empresarial”, é o que observa Andréa Fracassi Costa, gerente de soluções a cliente da DHL (Fone: 11 3618.3300). “Cada vez mais, as empresas precisam de velocidade para melhor atender aos seus clientes e gerar diferencial competitivo. E as empresas express têm papel fundamental neste processo”, avalia.
De acordo com Andréa, com o advento do comércio pela web, as empresas de courier estão sendo de extrema necessidade. “Por exemplo, os produtos comprados na internet – principalmente os das empresas voltadas ao consumidor final – são recebidos em apenas 24 horas. Quanto mais rápido o site entrega, mais clientes ele ganha. Alguns sites já possuem a opção de o cliente escolher qual empresa transportadora quer usar e qual a velocidade de entrega desejada. As empresas de courier têm a vantagem de serem rápidas e possuírem informação sobre o status da remessa, além de serem sinônimo de segurança”, destaca.
Ela assinala que outras indústrias também se beneficiam das empresas de courier: “para cada indústria existe um portfólio de serviços criados para o atendimento das mais diversas necessidades”, informa.
Para Andréa, as empresas que mais utilizam os serviços courier, atualmente, são do ramo farmacêutico, com o objetivo de ganhar agilidade em pesquisas clínicas e enviar medicamentos para salvar vidas. “A indústria de tecnologia tem utilizado as empresas de courier para entregar os seus produtos ao consumidor final, para melhorar os seus serviços de assistência técnica e atendimento aos clientes e também para ganhar agilidade no diagnóstico de problemas em produtos já lançados”, complementa.

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