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Conteúdo 17 de maio de 2006

Para ANTF, desafio do transporte ferroviário está na correção de gargalos

Em entrevista à Rádio Nacional, o
diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores
Ferroviários – ANTF, Rodrigo Vilaça, lembrou os dez
anos de privatização do setor e salientou que “o
principal desafio a ser enfrentado pelo Brasil no transporte ferroviário
é a correção dos chamados gargalos logísticos
e sociais. Entretanto, o transporte ferroviário está
muito melhor do que antes do processo de concessão. Os índices
mostram uma evolução muito importante para o sistema,
para as exportações brasileiras, mas nós ainda
temos muito que fazer, muito que movimentar”. Vilaça
ainda destacou que até a década de 90 o setor estava
abandonado, sem investimentos, e a malha ferroviária, sucateada.
Também explicou que apenas 24% do total de mercadorias transportadas
no Brasil seguem por ferrovias, apesar dos custos 18% inferiores
aos do transporte marítimo e até 40% menores que os
do transporte rodoviário. Segundo ele, um dos motivos para
isso é que o setor não consegue garantir o transporte
das mercadorias para os chamados corredores de exportação.
“Se pudéssemos movimentar as cargas do interior do
país para os portos, aí sim passaríamos a ter
uma competitividade melhor”, revela.
O Brasil possui hoje 29 mil quilômetros de ferrovias e a meta
é chegar a 2 012 com 34,5 mil quilômetros. “Nós
ainda estamos longe do ideal, que seriam 50 mil quilômetros.
Para isso é preciso corrigir alguns defeitos, algumas dificuldades
de transposição nos grandes centros urbanos, de gargalos
logísticos e sociais. E, principalmente, fazer crescer a
malha ferroviária para o interior do país”,
concluiu. (Fonte: Agência Brasil)

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